Sesc estréia o projeto “Arte, Cultura e Psicanálise”

Clique abaixo para ouvir a postagem

A psicanálise e suas reflexões dentro das mais variadas linguagens artísticas é a proposta do novo projeto do Sesc Joinville. Intitulado como “Arte, Cultura e Psicanálise”, surgiu de uma parceria com o grupo  “Das Unbewusste – Estudos em Psicanálise”. O objetivo é estudar e debate as relações da psicanálise com a arte e suas diveras formas de expressão, sempre tendo como mediador, um psicanalista do grupo.

Os encontros acontecem na biblioteca do Sesc nas primeiras quintas-feiras dos meses de outubro a dezembro (04/10, 01/11 e 06/12) a partir das 19h..

Em outubro, o psicanalista convidado é  André Luis Cabral, que irá conduzir a leitura do livro “O Estrangeiro”, de Albert Camus. Cada encontro é um módulo, este primeiro, focado na linguagem literária, se chama “A Escrita em Escuta – Psicanálise e Literatura”.

“O Estrangeiro”, de Albert Camus

Sinopse: Mais conhecida e importante obra de ficção de Albert Camus. Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

Entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *