Livro sobre o Idioma alemão mais antigo do Brasil é lançado em Joinville

Clique abaixo para ouvir a postagem

Nesta quinta-feira 22 de agosto, o Instituto Internacional Juarez Machado traz à Joinville em seu espaço da biblioteca, o lançamento do livro “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil”, de autoria do jornalista e pesquisador catarinense Ozias Deodato Alves Júnior. O lançamento contará com sessão de autógrafos.

O livro conta os quase dois séculos desse idioma falado em Santa Catarina (principalmente na Região da Grande Florianópolis), mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, oeste da Argentina e em pequenas comunidades.

Sob forte risco de extinção, o dialeto é apresentado pelo autor, que divide sua pesquisa em um breve histórico da colonização alemã no sul do Brasil, gramática, resgates culturais e depoimentos de quem fala o idioma hunsrückisch.

Ozias Deodato Alves Júnior tem livros publicados no Brasil e na França, e atua como jornalista na cidade de Biguaçu. “Até agora o Hunsrück era uma língua ágrafa, portanto sem literatura, e este é o primeiro livro sobre o desprezado idioma catarinense publicado em Santa Catarina”, afirma o autor.

A edição da obra foi viabilizada por recursos do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, e seus exemplares serão distribuídos gratuitamente.

O novo espaço: a biblioteca

Edson Machado, diretor artístico do Instituto explica que a recém criada biblioteca, futuramente será local de consulta, pesquisa e leitura dos livros de arte do acervo e arquivos da instituição, além de ser um ambiente para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e encontros literários.

Quando?  22 de agosto  Horário:  das 17h às 19h
Quanto? Entrada Gratuita
Onde?  Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages, 994, América. Joinville/SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *