Clube Leia Mulheres discute romance de ficção científica

O clube de leitura Leia Mulheres propõe uma conversa sobre o livro A mão esquerda da escuridão no sábado, 25 de agosto, na biblioteca do Sesc de Joinville. Escrito pela norte-americana Ursula K. le Guin em 1969, o romance de ficção científica aborda temas como o feminismo e a identidade de gênero e terá sua leitura mediada pelas jornalistas Karoline Lopes e Marcela Güther.

Filha de escritores, Ursula K. le Guin começou sua carreira literária em 1961, quando seus primeiros contos saíram publicados em revistas e coletâneas especializadas em fantasia e ficção científica. A mão esquerda da escuridão é seu segundo romance e logo entrou para a lista dos livros mais vendidos dos Estados Unidos, ajudando a fixar a literatura de ficção científica como um dos temas característicos da cultura pop mundial e dando à autora seus primeiros prêmios Hugo e Nebula. Consagrada como escritora e, ocasionalmente, como roteirista para cinema e TV, le Guin também tornou-se conhecida pelo ativismo político, lutando contra grupos conservadores e o avanço de empresas como Google e Amazon sobre o trabalho artístico. Manteve-se em atividade até poucos meses antes de morrer, em janeiro deste ano, com 88 anos.

Marco da new wave da ficção científica ao lado de romances como Duna e Estranho numa terra estranha, A mão esquerda da escuridão ganhou versões como espetáculo teatral e minssérie televisiva nas décadas seguintes ao seu lançamento. O livro conta a história de Genly Ai, diplomata enviado com uma proposta de aliança ao planeta Inverno, onde encontra diferenças sociais e culturais desafiadoras – entre elas uma indefinição entre os gêneros masculino e feminino que abala suas crenças e, em nome da missão, exige sua adaptação aos costumes locais. A tensão permite à autora explorar temas como a polarização política, os conflitos religiosos e a igualdade entre os sexos.

DIA: 25 de agosto
HORÁRIO: 15 horas
CUSTO: entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Biblioteca do Sesc – r. Itaiópolis, 470, no América, em Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *