Autora Joinvilense conquista Prêmio Nacional de Poesia

Com versos afetuosos em estrofes que declaram a grandiosidade do amor materno, a escritora, musicista e poetisa, Elizabeth Fontes, conquistou o 3º lugar na categoria Poesia Nacional na VI edição do Prêmio Campos do Jordão de Literatura, que aconteceu no dia 16 de novembro na cidade de Campos o Jordão/SP. Nesta edição, o concurso contou com 735 textos inscritos de 394 cidades brasileiras, representados por todos os Estados da Federação.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão, faz parte do calendário de ações literárias no Brasil e contribui para manter o nome da cidade no cenário da Literatura Brasileira, além de estimular a criação e divulgação de novos autores. As quatro categorias que o concurso contempla são: Poesia Campos do Jordão, Crônicas Campos do Jordão, Crônica Nacional e Poesia Nacional.

Foi na categoria Poesia Nacional, que a autora joinvilense ganhou destaque. Apresentou a poesia intitulada “Urdidura”, e após concorrer com 389 autores, conquistou o 3º lugar. A primeira colocação da categoria ficou com , André de Souza Pinto, de Sorocaba – SP, que apresentou “Arranha Céu”. Todos os ganhadores receberam o troféu Pedro Paulo Filho, em homenagem ao escritor e historiador jordanense.

Elizabeth A.C.M. Fontes, nasceu em Leopoldina, MG, é Bacharel em Piano e licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Lorenzo Fernandez (RJ). Pós-graduada em Arte Educação (CEPEMG) e em Arte Terapia (INPG). Atualmente, Beth também é acadêmica Honorária da ALASFS – Academia de Letras de São Francisco do Sul SC, e membro da Associação das Letras e Confraria do Escritor de Joinville. É autora de diversas obras como “Guia Prático de Bogotá”, “História de uma Aquarela “ e também “Sobre os Jardins”. Em parceria com outros autores, participou de antologias como “Saga Nossa”, “Outras Histórias” e “Letras Associadas”.

Confira os vencedores:

POESIA CAMPOS DO JORDÃO
1º. Lugar: Marcelo Basso Ribeiro, “Aurora”
2º. Lugar: Débora Inácia Ribeiro, “Poeta e Poetar”
3º. Lugar: Pedro Silva, “Dueto”

CRÔNICAS CAMPOS DO JORDÃO

1º. Lugar: Sérgio Franklin da Silva, “Entendendo as Novas Famílias Brasileiras”
2º. Lugar: André Luiz Falacho Torres, “Prisioneiros de Guerra no Grande Hotel”
3º. Lugar: Débora Inácia Ribeiro, “Amoras Silvestres”

POESIA NACIONAL
1º. Lugar: André de Souza Pinto, “Arranha Céu” (Sorocaba, SP)
2º. Lugar: José Cupertino de Freitas Junior, “Cracolândia” (Fortaleza, CE)
3º. Lugar: Elizabeth Aparecida de Castro Mendonça Fontes, “Urdidura” (Joinville, SC)

CRÔNICAS NACIONAL
1º. Lugar: Luiz Carlos Junqueira Maciel, “Pontes” (Belo Horizonte, MG)
2º. Lugar: Carlos Bruni Fernandes, “Sobre Goiabas e Presidentes” (São Paulo, SP)
3º. Lugar: Adauto Elias Moreira, “O Cliente” (Paraguaçu Paulista, SP

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *