“As Aventuras Sensoriais de Théo”

Clique abaixo para ouvir a postagem

Por Carol Spieker

Outro dia, recebi um presente lindo! Todo mundo gosta de ser presenteado, mas se você assim como eu, é um leitor, sabe que o presente-livro é sempre especial.

Falando em especial, “As Aventuras Sensoriais de Théo”, escrito pela joinvilense Caroline Helena e ilustrado pela também joinvilense Michelline Móes, trata justamente de Théo, uma criança especial como todas as outras, mas Théo tem TEA (Transtorno do Espectro Autista), o que faz com que ele perceba o mundo de uma maneira diferente das outras crianças.
O livro de 72 páginas, lançado em 2019 pela Editora Areia, narra e ilustra lindamente as sensações de Théo nas mais variadas situações. Tais situações são totalmente corriqueiras para qualquer criança e suas famílias, mas Théo apresenta uma sensibilidade maior a todos os estímulos aos quais somos diariamente expostos: mudança de temperatura, aromas, sabores, sons, beijos e abraços… Para Théo, tudo isso é processado de maneira diferente.

A escritora Caroline Helena com livro “As Aventuras Sensoriais de Théo”

Por que vale a pena ler o livro?

Porque a obra é uma graça, com belas ilustrações e linguagem acessível aos pequenos e jovens leitores, porque é literatura infantojuvenil produzida em Joinville/SC, escrita e ilustrada por mulheres, editada por Jura Arruda que é de uma sensibilidade ímpar e porque é uma forma criativa e sensível de trazer à tona a compreensão do TEA, pois somente a compreensão de que cada um é um Universo, pode gerar a empatia necessária para vivermos com afeto, respeito e harmonia. Vale lembrar que a escritora do livro é mãe de criança com Transtorno do Espectro Autista, então tem conhecimento de causa para falar sobre o tema, sem incorrer no risco das informações equivocadas provocadas pelos costumeiros “achismos” e vale ainda lembrar que, apesar disso, Caroline escreveu Literatura Infantil e não um tratado científico. Tenho certeza de que você também vai se deliciar degustando esta história.
Se você desejar ler o livro, há exemplar para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (Joinville/SC), mas se desejar adquirir para ler e reler ou mesmo para presentear alguém especial, pode entrar em contato com a escritora por e-mail, redes sociais ou pelo site da Editora Areia.
Desejo que você se divirta e se emocione tanto quanto eu me diverti e me emocionei lendo esse livro!

Para adquirir o livro:
E-mail da autora: [email protected] | @carolinehelenaescritora
Site da Editora Areia www.editoraareia.com.br

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *