“Com qual penteado eu vou?”

Clique abaixo para ouvir a postagem

“Com qual penteado eu vou?” A pergunta que dá título ao livro de Kiusan de Oliveira e Rodrigo Andrade, escritora e ilustrador negros.

Kiusam é Pedagoga, Doutora em Educação, Mestra em Psicologia pela USP e Terapeuta Integrativa. É também escritora daquilo que a própria tem chamado de Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil.
Rodrigo estudou Artes Gráficas e se especializou em desenvolvimento para a web.

A obra, ainda cheira a novo, pois foi lançada em 2021 pela Editora Melhoramentos, conta com 48 páginas lindamente ilustradas para contar a história do Centésimo aniversário do Seu Benedito.

Cada integrante da família, das filhas aos bisnetos está se preparando para o grande dia e é aí que acontece o que para mim, é a grande sacada da história: cada criança escolherá um belo penteado para comparecer à festa e, como ainda são crianças e não tem dinheiro para comprar um presente, cada uma delas presenteará o bisavô com a virtude mais poderosa que possuem.

Essa virtude está expressa no significado de cada nome e nesse momento é possível compreender além do significado do nome de cada bisneto, a origem desse nome e dessa criança, num desfile de belas e múltiplas culturas africanas.
Isso permite que os pequenos e jovens leitores, assim como os mediadores de leitura geralmente mais experientes, possa eles próprios também se perguntar sobre suas origens, cultura e virtudes.

Com qual virtude você presentearia alguém que ama muito?
O livro além de visualmente lindo, é instigante e emocionante.

Por que ler?
Porque já passou da hora de entendermos que representatividade importa e que por muito tempo, crianças negras não se viram representadas na literatura, no cinema, na teledramaturgia, na música…
É urgente que as culturas sejam conhecidas para que sejam respeitadas.
Além disso, vale a pena pelo enredo e pelas imagens: elas são um verdadeiro banquete para os olhos.

Se você tem uma criança a quem possa presentear com a obra será incrível, se não tem, você pode dar-se esse presente pois certas obras possuem tamanha sensibilidade que extrapolam a classificação indicada na ficha catalográfica dos livros.
Em tempo, ao adquirir o livro, você ganha também uma cartela de adesivos com as imagens dos personagens.

Espero que você também se deleite e se emocione como eu!

Boa leitura!

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *