Joinville sedia festival nacional de capoeira

Clique abaixo para ouvir a postagem

O grupo Beribazu de Capoeira promove o 6º Festival Nacional de Capoeira nos dias 17 e 18 de agosto, sexta-feira e sábado, em Joinville. São esperados aproximadamente 50 capoeiristas convidados de 10 grupos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. A programação do festival oferece rodas de capoeira, palestra, oficina e atividades de graduação e se divide entre o Clube Ginásticos e o Shopping Mueller.

O 6º festival de capoeira é uma comemoração pelos 30 anos de atuação do mestre Léo Brasil, representante do núcleo Beribazu em Joinville. Para marcar a data, o evento tem início às 19 horas de sexta-feira com uma palestra do mestre Luiz Renato (doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Brasília) sobre a história da capoeira e do grupo Beribazu no Brasil. Depois, forma-se a primeira roda entre mestres e demais participantes do festival no Clube Ginásticos.

No sábado, todas as atividades do festival acontecem no Shopping Mueller: às 10 horas, na academia The Best, o mestre Calango ministra uma oficina com abordagens contemporâneas da capoeira e, ao longo do dia, nos corredores do shopping, formam-se rodas de capoeira e atividades de batismo de alunos, graduações e formaturas de professores afiliados ao núcleo cultural do mestre Léo Brasil.

Os festivais são eventos importantes para as trocas de experiências, para as ações de colaboração e para o intercâmbio cultural dos integrantes dos grupos de diferentes tradições na capoeira. Nesta sexta edição do festival promovida pelo Beribazu, estão confirmadas as presenças dos mestres Kinkas (de Curitiba), Diogo (de Florianópolis), Pica-pau (de Campo Largo), Calango (de Guaratinguetá) e Luiz Renato (de Brasília) e dos contramestres Frank (de Tubarão), Lelo e Rashid (de Florianópolis), Dinho e China (de Imbituba).

17 de agosto

19 horas: palestra “História do grupo Beribazu”, com mestre Luiz Renato
20 horas: roda de abertura com os mestres Luiz Renato, Calango e convidados
CUSTO: entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Clube Ginásticos – r. dos Ginásticos, 96, no Centro de Joinville

18 de agosto

10 horas: oficina com mestre Calango
11h30: roda de capoeira
15h30: batismos, graduações e formaturas
CUSTO: R$ 75 (oficina). Demais atividades, entrada gratuita
LOCALIZAÇÃO: Shopping Mueller – r. Sen. Felipe Schmidt, 235, no Centro e Joinville

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *