Programa de rádio joinvilense É Rock! completa 20 anos em setembro

Clique abaixo para ouvir a postagem

Mais antiga atração da Rádio Udesc 91.9, o programa completa duas
décadas no ar no dia 2 de setembro fazendo a ponte entre passado e presente
e divulgando os músicos catarinenses

Quantos programas de rádio você conhece que estão no ar há 20 anos ininterruptos no Brasil? Difícil lembrar, de saber e até mesmo de acreditar, mas se alguém um dia lhe fizer essa pergunta, responda de bate-pronto: o É Rock!. Isso mesmo, o mais tradicional programa da Rádio Udesc FM Joinville chegará à duas décadas no dia 2 de setembro, com mais de mil edições produzidas. Um feito e tanto em qualquer lugar do mundo, e mais ainda por se tratar de uma iniciativa voluntária desde que foi exibida pela primeira vez, em setembro de 2000.

O É Rock! começou deste mesmo jeito, na própria rádio educativa (91.9 FM), pelas mãos do jornalista Fernando Pinto Jr. e do funcionário público Fábio Raposo, que logo depois assumiu sozinho a atração. Mas não por muito tempo. Logo se juntaram a ele os músicos Parffit Jim Balsanelli e Marcelo Rizzatti. Em 2005, a trinca virou um quarteto com o adendo do jornalista Rubens Herbst, estabelecendo assim o formato definitivo do programa.

Nestes 20 anos, o É Rock! projetou-se como um difusor de novidades e um mantenedor da tradição roqueira; vasculhou o desconhecido e resgatou os clássicos; o obscuro e o mega-famoso lado a lado, até onde os limites do que o rock pode alcançar, seja no eletrônico, seja no cruzamento com ritmos regionais.

“Nosso lema sempre foi ter os ouvidos atentos, seja para o passado, para o presente ou para o futuro do rock. Isso é fundamental para manter o interesse não só do ouvinte, mas também o nosso. Acima de tudo somos fãs, e nosso prazer é dividir o que nos agrada com quem nos ouve pelo rádio”, argumenta Rubens Herbst.

Outro ponto que marcou grande parte destas mil edições é o incentivo aos músicos de Joinville e de Santa Catarina. Por meio do bloco É Rock! Regional, centenas de bandas e artistas solo catarinenses tiveram seus trabalhos divulgados num meio que raramente abre espaço para tal ação. Vários desses nomes inclusive estiveram no estúdio para entrevistas exclusivas.

“Por sermos parte de uma rádio educativa, é obrigação nossa ajudar esse pessoal a mostrar sua música para uma audiência maior. Só que é mais do que isso, porque sabemos que tem muita gente talentosíssima em Joinville e no Estado inteiro que merece ter seu trabalho reconhecido”, afirma Rubens.

No entanto, o É Rock! não se limitou aos estúdios da Udesc FM. Foi ao encontro do público com eventos de peso como o Festival É Rock!, que em três edições na Expoville colocou bandas locais e do Estado lado a lado com nomes nacionais como Ira!, Celso Blues Boy, Camisa de Vênus, Cachorro Grande e TNT. Foram momentos de tanta integração quanto a Pelada É Rock!, que em seis ocasiões proporcionou o encontro de músicos de Joinville por meio de um campeonato de futebol.



O É Rock! vai ao ar aos sábados, às 20h, pela Udesc FM Joinville 91.9, com reprise às quintas-feiras, às 22h, e também está disponível online no Spotify e no Mixcloud. Carlos Polvani, Fábio Raposo, Paulo Henrique “PHC” Silveira e Rubens Herbst respondem pela produção e apresentação do programa, que tem apoio cultural da Rock Total Discos, Polvani Custom Shop e Confra House.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *