“Sem Abelhas não há Futuro” – Projeto Internacional reúne mosaicistas em São Francisco do Sul

Clique abaixo para ouvir a postagem

O Painel “Sem Abelhas não há Futuro” é a segunda proposta de nível internacional que chega para ficar na cidade de São Francisco do Sul. A primeira, foi o Painel Corações Afetuosos há 4 anos atrás, que contou com a participação de 226 mosaicistas do nacionais e internacionais, a obra foi em homenagem ao Dr. Renê Favaloro, conhecido por ter realizado a primeira cirurgia de Ponte de Safena do mundo.


A ação mundial que destaca a importância das abelhas teve início no México, pela mosaicista Khimo Habrika Gonzalez, e quer chamar atenção para conscientização da população na preservação desse inseto tão essencial. As abelhas são responsáveis pela polinização, que logo dará frutos e novas sementes para termos alimentos, a polinização é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas.


O físico alemão Albert Einstein (1879 – 1955), deu um recado ao mundo “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”


Aqui em Santa Catarina a proposta tem coordenação da mosaicista Argentina Flor Del Ceibo, que também coordenou o projeto dos “Corações Afetuosos”, em 2016, Flor percebeu a urgência em chamar atenção por meio da arte, reunindo mosaicistas de todo o Brasil, para a montagem e execução do maior painel de abelhas do estado.


Abelhas de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e de várias cidades de Santa Catarina já estão voando até o ateliê da artista, localizado no Bairro Ubatuba em São Francisco do Sul. Os últimos trabalhos recebidos são das alunas do Ateliê Tennessee Liz Mosaicos de Joinville, que também estarão participando da instalação do painel, em um muro público sobre a principal via de acesso as prais de São Francisco do Sul. Flor ressalta que as peças serão recebidas até o final do mês de julho, quando as licenças para a instalação do painel forem liberadas pela Prefeitura Municipal, a montagem e instalação deve acontecer no segunda quinzena de agosto.


A artista fala sobre seu carinho pelas obras públicas:
Me envolvo nesses projetos de convocatórias públicas, não só para estimular os artistas a também participarem e a colocarem suas energias em um projeto importante neste momento de quarentena, mas principalmente pela comunidade em geral, a arte pública é para a população, e nestes tempos difíceis, quem não pode estar em casa, ao sair na rua, se depara com uma arte, onde tem mãos e energias de várias pessoas de todo o canto do Brasil, isso pode ajudar a colocar um pouco de cor no dia dessa pessoa, essa é a função transformadora da arte, ela não transforma só a vida de quem a faz, mas principalmente a vida das pessoas quem tem acesso a está arte em via pública e ainda conscientizando pela importância da preservação das abelhas“.

“Corações Afetuosos” 360º/6 metros de altura – 2016
Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro
São Francisco do Sul/SC

Sobre a artista

Flor del Ceibo é natural de Governador Virasoro na Província de Corrientes, radicada no Brasil desde 2015, tem seu atelier em São Francisco do Sul. Apresenta peças exclusivas em azulejo, pastilha, vidro, espelho, porcelana e louças.
Autodidata, explora as potencialidades expressivas dos materiais e conhece o manuseio das ferramentas necessárias para ensaiar comportamentos cromáticos e suas qualidades expressivas, criando obras de pequenos formatos ou painéis de grande porte. Sua obra caracteriza-se pela grande quantidade de cores e detalhes no mosaico, tem como inspiração a natureza, além de retratos de famosos e anônimos.


Para conhecer mais sobre o Projeto “”Sem Abelhas não há Futuro” , acesse a página no Facebook https://www.facebook.com/semabelhasnaohafuturobrasil, e para mais informações entre em contato diretamente com Flor del Ceibo pelo telefone/Whats 47984059926, o Ateliê Flor del Mosaicos fica localizado na Rua Rio Negrinho 627, Ubatuba, Cep 89240-000- São Francisco do Sul.

Recommended Posts

1 Comment

  1. Avatar

    Parabéns Luciano pela matéria! Um ser tão pequeno, de tamanha importância para o mundo!!!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *