Obras de Pita Camargo são expostas na Villa Francioni , em São Joaquim

Clique abaixo para ouvir a postagem

Foto de capa: curador Edson Machado com Eula Maciel, o artista Pita Camargo, a escritora Simone Nascimento e Oficial de Justiça Luiz Vanderlei da Silva

O escultor catarinense Pita Camargo expõe Pequenos Formatos até 13 de setembro na Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim.  Na exposição o público poderá prestigiar esculturas em mármore branco, e em bronze, elaboradas com a técnica tradicional de fundição de cera perdida (método de escultura de peças metálicas por moldagem), resina e madeira. A mostra está aberta para visitação desde o último sábado (11), onde os convidados foram recebidos cumprindo as os normas de saúde. A curadoria é do joinvilense Edson Busch Machado.

A semente para a exposição foi plantada  em 2012, quando  Edson visitou o ateliê do escultor na Floresta da Bela Vista, município de Gaspar, SC. Desde então, articularam um projeto de arte em Pequenos Formatos, na mostra Pita apresenta apenas obras inéditas. Com uma carreira de 30 anos focada em esculturas de grande porte produzida principalmente para espaços públicos, o artista se volta agora para a diminuição da escala, na qual a menor unidade de medida se traduz numa maior qualidade estética. “O luxo do grande artista”, assinalou o escritor Rubem Braga, é “atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos”. E é exatamente o que faz Pita Camargo neste novo trabalho.

O Artista

Natural de Blumenau, Pita já fez diversos painéis, murais, monumentos, marcos históricos e esculturas em São Paulo, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Timbó, Bombinhas, além de obras em sua terra natal. Segundo o curador Edson Machado, a escolha desta exposição tem dois objetivos principais: estimular a temporada turística de inverno na Serra Catarinense, com um evento de alta qualidade, e retomar o Espaço da Galeria Villa Francioni, em tempos de pandemia. 

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *