Projeto
Conversas Virtuais com o Arquivo Histórico de Joinville
Sobre o Projeto
Nosso constante trabalho na tentativa de promover a arte, cultura e os mais variados projetos culturais de Joinville, nos atentou para a importância da valorização e reconhecimento da educação patrimonial e conhecimento de alguns equipamentos culturais da cidade, iniciando pelo Arquivo Histórico de Joinville. Instituído pela Lei Municipal nº 1.182, de 20 de março de 1972, que ocupava o prédio da Biblioteca Municipal e em 1986, em convênio com a república federativa da Alemanha, foi inaugurado o novo prédio onde se encontra até hoje. O acervo do AHJ é composto por diversos fundos e coleções, públicos e privados, acervos das mais variadas tipologias de hemeroteca, iconográfico, arquitetônico, cartográfico, coleções de famílias, entre outros.
O projeto virtual Arte na Cuca, pretende produzir encontros da comunidade com o Arquivo Histórico de Joinville, equipamento cultural que permanece fechado por conta da pandemia, mas que precisa ser conhecido por pessoas em diversos lugares, por narrar importantes momentos das histórias da cidade e do país.
Programação
As lives foram contempladas pelo edital n°001/SECULT/2020 do município de Joinville/SC Inciso III, do art 2° da Lei Federal n°14.017 referente a Lei Aldir Blanc de auxílio à Cultura.
Os quatro vídeos do projeto estão divididos conforme quatro tipologias de acervo: Acervo Arquitetônico, Acervo Iconográfico, Acervo cartográfico e Acervo de hemeroteca
Acervo Arquitetônico
O Iphan e a preservação do patrimônio arquitetônico no estado de Santa Catarina.
Liliane Janine Nizzola, Arquiteta e Urbanista, Superintendente do Iphan/SC.
O projeto de digitalização do acervo arquitetônico do Fundo do Poder Executivo, custodiado no Arquivo Histórico de Joinville.
Dinorah Rocha Brüske, arquiteta e urbanista, mestra em Desenvolvimento Urbano – Geografia pela UFSC.
A diversidade dos projetos arquitetônicos do acervo do Arquivo Histórico de Joinville.
Dietlinde Clara Rothert, historiadora, especialista em restauro e conservação na Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC).
Mediação: Giane Maria de Souza
Apresentação: Celiane Neitsch
Acervo Iconográfico
A preservação dos múltiplos períodos da história de Joinville por meio do acervo iconográfico do AHJ
Valéria König Esteves. Historiadora e mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille.
A importância da digitalização do acervo iconográfico do AHJ para o acesso a pesquisa e informação.
Leandro Brier Correia, historiador, assistente cultural e especialista em metodologia do ensino de História.
A produção e a pesquisa imagética na arte a partir do acervo iconográfico do AHJ
Nilton Santos Tirotti, mestre em Engenharia de Produção, artista visual e docente em Cinema e Artes Visuais
Medição: Giane Maria de Souza
Apresentação: Celiane Neitsch
Acervo Cartográfico
Joinville antes de Joinville: problematizações a partir da cartografia.
Dilney Cunha (AHJ), historiador e especialista em História e Historiografia do Brasil.Como refletir a ocupação da cidade de Joinville 170 anos depois pelo olhar do estudante da escola pública, dos migrantes, imigrantes e refugiados?
Ângela Maria Vieira, historiadora, pós-graduada em História do Brasil e História Cultural.
Medição: Giane Maria de Souza.
Apresentação: Celiane Neitsch
Acervo de hemeroteca
Apresentação da coleção de hemeroteca do Arquivo Histórico, para entender o desenvolvimento dos meios de comunicação, e como as notícias eram veiculadas pela imprensa e tornam-se fonte de pesquisas históricas.
A importância do acesso ao acervo da hemeroteca do AHJ como fonte de pesquisa.
Leandro Brier Correia, historiador, assistente cultural e especialista em metodologia do ensino de História.Jornais e periódicos culturais entre outros acervos da hemeroteca do AHJ para a preservação das memórias da cidade de Joinville.
Valéria König Esteves, historiadora e mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade.A influência da imprensa e a pesquisa histórica em jornais e periódicos, para refletir a respeito dos valores, curiosidades e a cultura da sociedade joinvilense em diferentes épocas – Gênese do livro Jornal Retrô.
Lúcio Mattos, graduado em Comunicação Social – Jornalismo.
Medição: Giane Maria de Souza
Apresentação: Celiane Neitsch
Apoio


