Exposição “Almofada de Penas: arte em stop motion” desembarca em Joinville

Clique abaixo para ouvir a postagem

O paciente e fascinante mundo da animação stop motion chega na Casa da Cultura no sábado, dia 10/11. A exposição será composta das peças utilizadas no processo de animação, bem como a exibição do filme  com duração de 12 minutos e conversa com a equipe de produção.

Mostrando a trajetória de produção do Curta metragem de animação  “Almofada de Penas”,  a exposição  “Almofada de Penas: arte em stop motion” é fruto do sucesso que vem alcançando o projeto que começou como a tese do curso de graduação em design gráfico do diretor de Joseph Specker Nys na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O filme é uma adaptação do conto homônimo do escritor uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937), conhecido por tratar de temas fantásticos e macabros.

Estréia internacional e prêmios

Antes mesmo de virar filme, o projeto contou com financiamento coletivo através da plataforma online de crowdfunding, Cartarse, viabilizando assim os primeiros estudos quanto a técnicas de impressão e animação. De lá para cá, a ideia decolou, e conquistou o programa Rumos Itaú Cultural de 2013, além de apoio de produtoras nacionais e internacionais.

Da concepção, até a finalização, foram necessários cerca de seis anos para que o projeto atingisse seu auge: a estréia no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, conquistando assim o feito de ser o primeiro catarinense a participar do evento.

Festivais da Espanha, Taiwan, França, México, Rússia, Grécia, Cuba, Argentina, Brasil, Uruguai e Canadá preenchem o currículo da animação.

Surge a exposição

A técnica de animação stop motion, consiste em fotografar quadro a quadro modelos que são movimentados criando a impressão de movimento após sua junção. Posteriormente são acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Esse universo de cenários e bonecos e o processo minucioso da técnica, chamou a atenção dos curadores da V Bienal Brasileira de Design, onde o curta fora convidado para expor.  Nascia assim, a exposição “Almofada de Penas: arte em stop motion”.

Sinopse

Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

Equipe

Diretor e Roteirista: Joseph Specker Nys
Realização: Dois Plátanos Filmes
Produção Executiva: Maria Emília de Azevedo e José Manuel Sappino
Assistente de Direção: Matias Eastman
Diretor de Animação: Pedro Peluso
Diretor de Fotografia: Marcos Vinicius D’Elboux
Diretor Musical: Júlio Miotto
Foley: Daniel Becker
Diretor de Arte: Joseph Specker Nys
Artista Conceitual: Icaro Yuji
Puppetmaker: Marcos Telles e Ana Barroso
Vestiários: Andressa W. Klawa
Diretor de Pós-Produção e VFX: Moacir Barros – Siso
Produtor Associado: Cuenco Cine (Uruguai) e Flow Images (Brasil)Coprodução: Plural Filmes (Brasil) e Muringa (Brasil)

 

Quando: de 10/11 às 10:00 hs
Horário de visitação: segunda a sexta, das 8h às 20h
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu
Púbico: adulto

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *