Arte na Cuca realiza sessão de cinema para crianças no Residencial Trentino I

Clique abaixo para ouvir a postagem

No sábado, 23 de novembro às 14h o Arte na Cuca em parceria com a Amorabi e a Escolinha de Artes do Trentino , realiza a 2º edição do “Cinema e mediação cultural: O olhar da criança”. A ação tem o objetivo de proporcionar o acesso ao cinema com animações aclamadas pelo público e pela crítica, o projeto de caráter itinerante é realizado gratuitamente em espaços culturais, escolas, associações e ONG’s situadas em bairros de Joinville estigmatizados e com altos índices de vulnerabilidade social. Para o ano de 2020, o projeto pretende atender os bairros Adhemar Garcia, Comasa, Fátima, Jardim Paraíso, João Costa, Parque Guarani e Paranaguamirim.

O primeiro contato com as crianças é feito por meio da apresentação da “claquete”, entendida pelos idealizadores da proposta, a arte-educadora Celiane Neitsch e o acadêmico de cinema Walmer B. Júnior, como um instrumento potencializador da mediação cultural. “Trazer o objeto é iniciar um processo de diálogo sobre cinema, educação e a reflexão a respeito do mesmo como linguagem artística, expressão politica, filosófica e cultural de seus autores e público”, destaca Celiane.

Sobre a sessão no Trentino     

A animação selecionada para experiência das crianças é “Tito e Os Pássaros”, filme brasileiro de 2018 com direção de Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg. Em parceria com a Amorabi e a Escolinha de Artes do Trentino, a sessão acontecerá no salão de festas do “Trentino I” e contará com a distribuição gratuita de pipoca e suco.
Ao término do filme, a equipe do Arte na Cuca realizará um momento de fala problematizando algumas questões que aparecem no filme, seguida da dinâmica “Qual é o seu maior medo?” Nesse momento, as crianças serão convidadas a falar ou escrever sobre eles, depositando-os em uma gaiola (objeto simbólico de aprisionamento).  Finalizamos com a produção de uma pintura coletiva sobre os medos e o significado do filme para cada participante.

Sinopse

Classificação Indicativa 14 anos.

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

Quando? 23 de novembro. Horário: 14h às 16h
Quanto? Gratuito. Evento fechado para moradores.
Onde? Residencial Trentino I. R.Juliano Busarelo, 750 – Boehmerwald, Joinville/SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *