O espaço do cinema em Joinville: Cineclube CCT e Lapela Podcast

Clique abaixo para ouvir a postagem

Para quem acompanha meu trabalho aqui no site e nas redes sociais, sabe que faço questão de dar visibilidade à projetos na área de cinema e audiovisual produzidos em Joinville. No meu primeiro artigo, destaquei a importância dos cineclubes para a formação de público, e continuo a pesquisa, apresentando outros projetos daqui com propósitos semelhantes. Reforço que a existência de projetos independentes, pesquisas e cursos de formação em cinema e audiovisual é necessária para que tenhamos um cenário cada vez mais atuante dentro e fora da cidade.

A seguir alguns projetos para conhecimento:

Cineclube CCT

Foi fundado dentro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) de Joinville, no final dos anos 80 pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Antônio Flávio Licarião Nogueira. O Cineclube CCT (Centro de Ciências Tecnológicas) é um importante local de fomento e divulgação da cultura cinematográfica. Ficou alguns anos desativado, retomando suas atividades em 2016, onde no mesmo ano, recebeu as sessões do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), um dos maiores eventos de cinema do estado de Santa Catarina.

Por estar dentro de uma universidade, tem grande peso na formação dos universitários, além de ser ferramenta de apoio as aulas da instituição. O projeto possui o apoio da universidade e é mantido por professores e alunos. Suas exibições incluem filmes nacionais e internacionais, ficções e não ficções.

Onde encontrar?
As exibições no campus da UDESC Joinville estão suspensas devido ao covid-19, mas você pode conhecer mais sobre o cineclube por meio do Facebook, Instagram e website.

Lapela Podcast

Podcast é um conteúdo em formato de áudio, muito semelhante ao rádio. A diferença entre os dois, é que o podecast fica disponível para que os ouvintes possam escutar quando quiserem, ou seja, não é um programa ao vivo. O Lapela, é um podcast sobre cinema, comandado por José Henrique, Gustavo Yamazaki, Clark Cesar​, Luiza Tavares de Moura​ e Lucas Alvarezseus, graduandos do curso de Cinema e Audiovisual da Unisociesc, que com a participação de convidados, conversam sobre assuntos que fazem parte do universo cinematográfico. Já são 24 episódios, roteirizados e produzidos pela equipe de forma independente e sem o auxílio de leis de incentivo cultural. A iniciativa partiu dos próprios acadêmicos, que sentiram a necessidade de um lugar para expressar suas opiniões e debater conteúdos sobre o cinema.

Onde encontrar?
Está disponível nos serviços de streaming de música Spotify e Deezer. Para conhecer mais o projeto, acesse as páginas no Facebook e Instagram.


Essas são iniciativas que continuam atuantes na cidade e merecem nosso prestígio e reconhecimento, pois a situação da cultura anda cada vez mais complicada, negligênciada e sob ataque a nível de governo municipal e federal. No entanto, cabe relembrar que já tivemos outros espaços dedicados à exibição de filmes e debates que infelizmente, devido a vários fatores como falta de investimento, ausência de público ou desamparo da gestão pública, acabaram sendo desativados.
Aguardem os próximos artigos.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *