Parceiros arte na cuca: “Tecituras”

Clique abaixo para ouvir a postagem

Continuando nossa série de entrevistas com os parceiros do site ARTE NA CUCA, hoje vamos conhecer um pouco do trabalho do “Tecituras”, artesãs que se dedicam a produzir peças com a técnica da tecelagem.  O grupo, que se conheceu no curso de tapeçaria e tecelagem da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, decidiu seguir seu trabalho com os fios após a formatura, e agora busca comercializar e colher os frutos do que aprenderam na sala de aula.

Os produtos são em sua maioria confeccionados a partir de materiais de refugo como: sacolas plásticas, tecido de sombrinhas, tecido tnt, fios, tecidos descartados por indústrias e etc. Tudo o que antes ia para o lixo, é transformado em peças de arte e decoração pelas mãos hábeis dessas cinco mulheres.

Cachepot, almofadas, capas decorativas, tapetes entre outros produtos, são feitos com muito amor e carinho para presentear alguém ou deixar sua casa ainda mais bonita.

Confira nossa entrevista sobre o início desse projeto e a produção artesanal de Renate, Norma, Marlete e Sol.

ARTE NA CUCA: Como surgiu o grupo “Tecituras”?

TECITURAS: Após a conclusão do Curso de Tapeçaria e Tecelagem na Casa da Cultura, e com o apoio da Professora Luciane Sell da Silva, o grupo foi tomando forma. Nosso primeiro produto foram os cestos organizadores e as capinhas de banquinhos as quais chamamos de “Emília” e que hoje são nosso carro chefe.

Nossa ideia principal sempre foi usar a matéria prima reciclável, uma forma de contribuirmos com o meio ambiente e de conscientização sobre o descarte.

 ARTE NA CUCA: Quem são as artesãs que integram o grupo?

TECITURAS: Tivemos início com 5 integrantes. Hoje somos em 4. Renate, Norma, Marlete e Sol.

ARTE NA CUCA: Quais os produtos que vocês confeccionam atualmente? Todas produzem do começo ao fim ou existem divisões nas funções?

TECITURAS: Produzimos tapetes, jogos americanos, cestos organizadores e “Emilias”. O cestos, todas produzem o material no tear e a parte da costura fica por conta da Marlete e Norma. Já as “Emílias” a Marlete faz o suporte de crochet e todas ajudam na finalização.

ARTE NA CUCA: Como é feita a venda dos produtos?

TECITURAS: Basicamente em feiras e agora no site ARTE NA CUCA. Estamos no início do trabalho e buscamos expandir cada vez mais, crescer e aprender com outros artesãos, trocar experiências. A tecelagem é uma técnica que exige muita paciência e tempo além de trabalho em equipe, já que somos um grupo.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *