“Um Abraço é um Laço”

Clique abaixo para ouvir a postagem

Por Carol Spieker

Em tempos de pandemia e isolamento social, penso que uma das palavras muito utilizadas está sendo SAUDADE. Saudade de pessoas, lugares, situações…saudade do “antigo normal”…

Escrevo numa quente noite de sábado em que entre outras saudades, sinto saudade de ir ao teatro e encontrar os amigos, e hoje faz exatamente uma semana que me chegou às mãos um livro extremamente oportuno para esses tempos. Não por acaso: “Um Abraço é um Laço”, escrito por Elizabeth Fontes a mineira mais joinvilense que eu conheço, e ilustrado pelo paulistano Toni D´agostinho, de quem conheço apenas os traços das ilustrações dessa obra e já foi uma grande “estreia”, foi a obra premiada com o primeiro lugar no concurso nacional “Um Mundo, Um Abraço”, em 2020.

Então, como vocês podem ver, trata-se de uma obra duplamente nova. Nova porque meu exemplar tem ainda o delicioso cheirinho de livro novo, e nova porque sua primeira edição data de 2021. O livro, publicado como Literatura Infantil, pelo selo Gisostrinho da Giostri Editora, conta com 28 páginas, mas reverbera por muito tempo em nosso coração.

Nele, você vai conhecer a história de Maria, menina que inventou uma brincadeira para superar a saudade que sente durante o período de isolamento social. Para cada uma das saudades, ela abraça algo diferente. Maria, imaginava que um abraço era como um lindo laço e pensava que “Um abraço é também um laço, porque amarra a gente junto de quem a gente ama”

A narrativa de “Um Abraço é um Laço”, é toda poesia (seria porque Elizabeth é escritora e também musicista, além de uma poetisa “de mão cheia” e coração transbordante?) e me emocionou de verdade. Penso que seja uma importante obra a ser difundida entre as crianças pois, se para os adultos é difícil expressar todo o turbilhão de sensações que nos acomete nesse momento de isolamento, imagino que muito mais difícil seja para os pequenos, que ainda não possuem maturidade emocional e um repertório mais elaborado para se expressar.

Obra bonita, sensível e muito bem escrita, na qual imagem e palavras formam um belo “casamento”: um complementa o outro da capa até a última página. Recomendo não apenas para crianças, mas também para os adultos que não perderam a conexão, ou que se reconectaram com sua criança interior.

Ah, das vantagens de morar na cidade da autora (pra quem é de Joinville). O livro pode ser adquirido com a própria Beth Fontes. Se você tiver interesse procure por ela no privado no Facebook Beth Fontes, pelo Direct do Instagram @fontes_beth ou pelo e-mail [email protected] e o livro ainda vem autografado, o que além de chique é um carinho a mais! 😉 Para quem deseja adquirir a obra, segue o contato da autora: (47) 9 99510152

Recommended Posts

1 Comment


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *