‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’ reúne curtas-metragens roteirizados e dirigidos por mulheres

Clique abaixo para ouvir a postagem

A primeira edição do evento ‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’, idealizado pela jornalista e produtora cultural, Camila Gonçalves, e pela jornalista, roteirista e diretora, Juny Hugen, ocorre nos dias 27 e 28 de fevereiro e tem como principal objetivo destacar e valorizar a presença de mulheres no setor, além de incentivar pessoas que se interessam por audiovisual a realizarem suas produções. O projeto que reúne cerca de 15 profissionais do setor, tem lançamento previsto para sábado (27), a partir das 18h em live transmitida no canal do YouTube da Prosa Cultural.

No sábado (27), além da abertura do evento, será realizado o lançamento do site oficial da Mostra, que ficará disponível ao público. Também haverá um bate-papo, mediado por Camila Gonçalves e Juny Hugen, com as convidadas Cíntia Domit Bittar e Nicole Michele da Silva sobre “A importância da presença das mulheres e da valorização da mulher no audiovisual”. Em seguida, serão exibidos 11 curtas-metragens roteirizados e, ou, dirigidos por mulheres de Santa Catarina.

Para o domingo (28), a partir das 14h, será transmitida live com diálogos de mulheres catarinenses profissionais do setor audiovisual sobre as etapas da produção audiovisual. “A ideia dos diálogos é, a partir das experiências das profissionais envolvidas no evento, dar um panorama geral sobre as etapas do processo de execução de uma obra audiovisual desde a roteirização até a finalização. Os oito diálogos disponíveis são direcionados, especialmente, para quem está iniciando na produção audiovisual”, destaca Juny Hugen.

‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’ é uma realização da Azul Filmes e da Prosa Cultural e conta com patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

Acompanhe a programação do evento

Sábado 27/02 – CURTAS

18h – Lançamento e bate-papo: Convidadas: Cíntia Domit Bittar e Nicole Michele Carmo da Silva
Tema: “A importância da presença das mulheres e da valorização da mulher no audiovisual”
Mediadoras Camila Gonçalves e Juny Hugen

Início da exibição dos nove curtas às 19h30

  • O Segredo da Família Urso (20 minutos) – Diretora: Cíntia Domit Bittar / Produção: Novelo Filmes
  • Os Pilotos do Plano (16 minutos) – Direção: Bruna Lessa
  • São nuvens que passam (20 minutos) – Direção: Camila Gonçalves
  • Movimentos (13 minutos) – Direção: Juny / Alceu Silva
  • Yomared (15 minutos) – Direção: Mariana Yomared | Lufe Bollini / Produção Executiva: Fabiana Mansur | Luciana Siebert
  • Nos veremos (17 minutos) – Direção Thayna Fagundes Lentz
  • Cuida de Mim (20 minutos) – Direção: Liziane Bortolatto
  • Impulso (20 minutos) – Direção: Heifara Nascimento | Mozara Magalhães
  • Akai Ito (2 minutos) – Direção: Fernanda Dapper

Encerramento às 22h

Domingo 28/02 – DIÁLOGOS

14h – Diálogos – Introdução às etapas do audiovisual. Ministrante: Liziane Bortolatto
Tempo: 19min50s

Liziane Bortolatto apresenta um panorama geral sobre as etapas do audiovisual, desde o roteiro até a finalização. Através de suas experiências, levanta questionamentos importantes para estimular quem está começando a pensar em suas futuras produções. A roteirista e diretora de Cuida de Mim (2018) também fala sobre sua paixão pelo cinema e compartilha algumas dicas que podem auxiliar no processo de desenvolvimento da obra audiovisual.

14h25 – Diálogos – Roteiro. Ministrante: Juny Hugen
Tempo: 55min

Juny Hugen fala sobre a importância do roteiro para a execução de uma obra audiovisual. Ela dá um panorama geral sobre o processo de escrita do roteiro em produções de não-ficção, com ênfase em documentários, e em produções de ficção, com ênfase em filmes. Através de exemplos, mostra o passo a passo da concepção desta etapa fundamental, em que as ideias ganham forma para originar obras audiovisuais. Também dá dicas para quem está começando sua trajetória. 

15h25 – Diálogos – Produção Cultural. Ministrante: Camila Gonçalves
Tempo: 32min30s

Camila Gonçalves busca ampliar o olhar do público para a produção cultural através de suas experiências pessoais como produtora cultural, também apresentando estratégias que podem ser utilizadas para tirar um projeto do papel e executá-lo. Além disso, mostra a importância do produtor audiovisual para a 1ª edição da ‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’ e quais funções ocupa dentro do evento. Ainda levanta questões importantes sobre a relevância em participar das discussões sobre políticas públicas culturais

16h – Diálogos – Direção de Fotografia. Ministrante: Cristina Kreuger | Kike
Tempo: 33min12s

Kike Kreuger destaca importantes aspectos da direção de fotografia, que são fundamentais para o resultado final de uma obra audiovisual, especialmente para obras cinematográficas. Ela também fala sobre a organização das equipes do departamento de fotografia e sobre as responsabilidades e as contribuições do diretor de fotografia. Ainda apresenta, através de exemplos visuais, os quatro elementos da fotografia: enquadramento, luz, movimento e cor.

16h35 – Diálogos – Assistência de Câmera. Ministrante: Fernanda Duarte
Tempo: 23min07s

Fernanda Duarte fala sobre a posição que o assistente de câmera ocupa no set de gravação e sobre suas atribuições, além da relação com o diretor de fotografia. Ela também compartilha suas experiências como assistente de câmera em produções audiovisuais não-ficcionais e ficcionais e dá dicas que podem contribuir com o início da carreira de quem está começando a trilhar o seu caminho nesta carreira.

17h – Diálogos – Direção de Arte. Ministrante: Josiane Silva
Tempo: 31min49s

Josiane Silva fala sobre sua trajetória como diretora de arte, compartilhando suas experiências, desafios e aprendizados em obras audiovisuais, especialmente, para o cinema. Também explica a função do departamento de arte e quem são os profissionais que ajudam a constituir este departamento. Além de apresentar técnicas utilizadas para a construção estética e narrativa de um filme através de exemplos clássicos do cinema e dos trabalhos que realizou.

17h35 – Diálogos – Montagem, edição e finalização. Ministrante: Heifara e Mozara
Tempo: 45min23

Heifara e Mozara falam sobre a edição e a finalização de uma obra audiovisual, momento em que as imagens captadas serão decupadas, organizadas, escolhidas e tratadas. Elas ainda apresentam aspectos fundamentais nestes processos, como os diferentes tipos de planos, a organização de arquivos pós-captação e os tipos de montagem. Após dar um panorama geral sobre esses temas, também destacam o processo de colorização, fundamental para a qualidade estética e narrativa do resultado final da obra audiovisual. 

18h25 – Diálogos – Teoria Cinematográfica. Ministrante: Fabiana Mansur
Tempo: 1h07min30s

Fabiana Mansur fala sobre ‘A História da Mulher no Cinema’ buscando levar a compreensão e aprofundamento do importante papel desempenhado por diretoras e realizadoras desde a criação da sétima arte. Revisitando as obras de Alice-Guy, Lois Weber, Grace Cunard, Dorothy Arzner, até autoras contemporâneas como Samira Makhmalbaf e a brasileira Anna Muylaert, ela pretende traçar um panorama feminino na construção da indústria cinematográfica.

19h40 Encerramento.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *