Mês da Consciência Negra inspira exposição de alunos: “Pretas Empoderadas”

Clique abaixo para ouvir a postagem

Imagem capa: Desenho da aluna Eduarda, 2º 4.

As aulas de história ministradas pela professora Ângela Maria Vieira, vai muito além do conteúdo que os alunos da Escola de Educação Básica Dr Jorge Lacerda (Joinville/SC), precisam para “passar de ano”. São uma imersão no que diz respeito a cidadania e reflexão sobre desigualdade social, racismo e preconceito. Prova disso, são os prêmios conquistados pela professora, como o Educador Nota 10 (2014) e o Concurso Nacional Desafio Diário de Inovação (Porvir e IBFE), sempre com foco no ensino de história para o desenvolvimento da consciência crítica de seus alunos.

O projeto mais recente da professora com as turmas do ensino médio (1º e 2º anos) é a exposição “Pretas Empoderadas”, que tem como intuito, trabalhar o Mês da Consciência Negra e tentar desconstruir o currículo escolar eurocentrico. A mostra acontece nas dependências da escola, entre os dias 17 a 25 de novembro e será aberto à comunidade. “Pretas Empoderadas é um projeto desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021 e constitui em pesquisa biográfica de várias mulheres negras, de diferentes tempos históricos. Dê Dandara à Ana Lúcia Martins. As haitianas que participaram da Revolução Haitiana de 1791 a 1804 e algumas mulheres indígenas também estarão representadas. Buscamos romper com o paradigma do currículo escolar eurocêntrico, masculino e branco.
São personalidades femininas fortes, que romperam com o lugar social imposto pela sociedade patriarcal. Além da mostra, faremos um jantar fictício, inspirados na obra “O Jantar” , da artista norte americana Judy Chicago para homenageá-las”
, relata Ângela Maria Vieira.


Quando? 17 a 25 de novembro. Horário? 07h30 às 22h (Segunda a Sexta).
Quanto? Entrada gratuita. Use máscara e álcool gel.
Onde? Escola Estadual Dr Jorge Lacerda. R. Santo Agostinho, 266 – Guanabara, Joinville – SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *