Waldir José Rampinelli lança “Os Botões da Batina” no Instituto Internacional Juarez Machado

Clique abaixo para ouvir a postagem

No sábado, 27 de novembro às 11h o Instituto Internacional Juarez Machado (Joinville/SC), recebe o professor e pesquisador Waldir José Rampinelli para falar com o público sobre seu mais recente livro ” Os Botões da Batina” a ser lançado na ocasião pela Editora Insular, de Florianópolis. A narrativa trata de anotações memoriais do autor fazendo um contundente documento sobre a pedagogia da opressão.

Em um misto de O seminarista e O Ateneu, Rampinelli traz para o século XXI as suas anotações memoriais e a sua mitologia particular com as lembranças mais significativas dos anos do seminário Nossa Senhora de Guadalupe no sul de Santa Catarina. Como fio condutor, ele recupera em todos os momentos o menino ou o adolescente e, mesmo preso pelas convenções da segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI, em espaços mais públicos e politizados, faz um documento sobre a pedagogia da opressão desses internatos. Tudo isto é perpassado pela capacidade do imaginário no processo de recordação de cenas e fatos de uma infância nem risonha, nem franca e – ainda bem – que os anos não trazem mais. Tânia Ramos, no prólogo.

Sobre o autor

Waldir José Rampinelli. Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autor dos livros: O menino que vê o mundo – confidências sobre os imigrantes italianos (Editora Insular, 2ª edição, 2020, Prêmio categoria “Crônica 2019”, concedido pela Academia Catarinense de Letras); Evangelho e Manifesto – ne religião e na política (Editora Insular, 4ª edição, 2018); O que a mídia esconde – crônicas na Rádio Onda Jovem (Editora Insular, 2ª edição, 2016); As duas faces da moeda – as contribuições de Jk e Gilberto Freyre ao colonialismo português (Editora da UFSC, 2004).
Organizador e coautor de outros doze livros sobre temas como: o papel dos sindicatos na sociedade, as políticas neoliberais e o aprofundamento do capitalismo dependente no Brasil, a função das universidades públicas na superação do subdesenvolvimento do país e do academicismo nas pesquisas, a história e os mecanismos de dominação, as revoluções e suas trajetórias de emancipação.

Waldir José Rampinelli. Fonte: Brasitalia Web Radio


Quando? 27 de novembro. Horário: 11h.
Quanto? Entrada gratuita. Investimento para aquisição do livro R$ 40.
Onde? Instituto Internacional Juarez Machado. R. Lages, nº 994. Joinville-SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *