‘Laboratório Cena Contemporânea’ abre a programação do Itajaí Criativa- Residência Artística 2021

Clique abaixo para ouvir a postagem

O projeto Itajaí Criativa – Residência Artística 2021, que ocorre de 22 a 26 de fevereiro às 20h, e reúne grupos e artistas convidados, abre sua programação online com o ‘Laboratório Cena Contemporânea’ que será transmitido online no canal do YouTube da Téspis Cia de Teatro.

O evento tem como objetivo discutir, divulgar e promover a cena teatral contemporânea em Itajaí desde a produção, formação e inserção no cenário nacional, participam desta edição, grupos e artistas como Mauro Filho e Leandro Cardoso da Karma Coletivo de Artes Cênicas, Grupo Risco de Teatro, o ator e diretor Daniel Olivetto da Cia Experimentus Teatrais e o ator Jônata Gonçalves.

As atividades serão uma mescla de transmissões ao vivo com materiais já finalizados e gravados, adaptados especialmente para o ambiente virtual, como as peças “Rinha”, do Grupo Risco de Teatro, e “Amar é Crime” do ator Jônata Gonçalves, além das leituras encenadas “Hiportermia” e “Blow me up ou Sobre a natureza dos homens-bomba”, de Max Reinert.

Esperamos poder começar o ano trazendo uma programação que seja de qualidade e discutindo questões artísticas que dialogam com os acontecimentos deste momento histórico. A contemporaneidade não é um “estilo”, é sobretudo a capacidade de uma obra em se relacionar – mesmo que seja estando em discordância – com a sociedade em que está inserida. Nosso desejo é contribuir para o entretenimento dos espectadores e também oferecer a oportunidade de pensarmos juntos sobre o futuro”, completa Max Reinert.

As peças teatrais, leituras encenadas e rodas de conversas promovidas no evento serão acessíveis, contando com intérprete de libras para surdos ou ensurdecidos. A classificação indicativa sugerida é para pessoas a partir de 16 anos. Todas a programação será transmitida ao vivo a partir da Itajaí Criativa – residência artística, que centralizará os bate-papos e rodas de conversa com os artistas envolvidos nas peças e nas leituras sempre após as transmissões. Toda noite contará com uma pauta temática, que pode ser conferida na programação completa do evento.

 O ‘Laboratório Cena Contemporânea‘ é projeto aprovado pelo Edital de Eventos Festivais Online, oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, de Nº 012/2020, da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio da Procave Empreendimentos.

Programação

 Data: 22/02/21 (segunda-feira), às 20h
Tema da noite: “Procedimentos para um teatro documental” – Transmissão Peça “RINHA” (Grupo Risco de Teatro). Bate-papo com os atores.

Data: 23/02/21 (terça-feira), às 20h
Tema da noite: “Dramaturgia sob violência” – Transmissão Leitura “BLOW ME UP OU SOBRE A NATUREZA DOS HOMENSBOMBA” (com Denise da Luz, Max Reinert e Pietra Garcia). Bate-papo com os atores e dramaturgo.

Data: 24/02/21 (quarta-feira), às 20h
Tema da noite: “Questões de gênero na produção contemporânea” – Transmissão roda de conversa (com os convidados Daniel Olivetto (Cia Experimentus Teatrais) e Mauro Filho e Leandro Cardoso (Karma Coletivo de Artes Cênicas) ao vivo na Itajaí Criativa.

Data: 25/02/21 (quinta-feira), às 20h
Tema da noite: “Teatro como enigma ou experiência?” – Transmissão Leitura encenada “HIPOTERMIA” (com Sabrina Francez, Matheus Groszewica, Denise da Luz e Max Reinert). Bate-papo com atores e dramaturgo.

Data: 26/02/21 (sexta-feira), às 20h
Tema da noite: “Marginalidade na obra de Marcelino Freire” – Transmissão Peça “AMAR É CRIME” (com Jônata Gonçalves). Bate-papo ao vivo com o ator.

Quando? 22 a 26 de fevereiro. Horário? 20h
Quanto? Gratuito.
Onde? No canal do YouTube da Téspis Cia de Teatro.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *