Instituto Internacional Juarez Machado promove rodas de conversa sobre comunicação, arte e cultura até 20 de dezembro

Todas as lives estão disponíveis pelo YouTube no canal da instituição

Quer aprender sobre comunicação, arte, cultura, história e ainda conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de um dos principais artistas brasileiros? Então, você não pode perder a série de lives educativas, promovidas pelo “Instituto Internacional Juarez Machado” (Joinville/SC).

O evento “Roda de conversa: 80 anos Juarez Machado”, que acontece de 02 a 20 de dezembro, faz parte das ações em comemoração aos 80 anos do artista e fundador deste instituto que têm como objetivo, desenvolver e disseminar as artes, além de promover ações de democratização e acesso às fontes de cultura.

Participam da programação os convidados: Viktor Blazek, Edson Busch Machado,  Michele Machado, Giane Maria de Souza, Marcos Bento, Leandro Marins de Souza,  Andri Silveira, Ana Carla Soler e  Gabriela Conceição. As apresentações em tom de conversa, provocam o público participante a refletir sobre diferentes temas e pontos de vista, acerca do trabalho deste multifacetado artista, um cidadão do mundo com mais de 50 anos de carreira dedicados à arte. 

Juarez Machado. Foto: Fabiana Murano
Acompanhe a programação completa do evento

02/12  – Hyperlink e tintas – A tecnologia de Juarez Machado.

Refletir sobre o processo do artista em mesclar técnicas e imagens em sobreposições “hyperlinkadas”. 

Viktor Blazek é paulista, publicitário e professor universitário. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhando para estratégias digitais de diversas marcas, procurou sempre aliar a teoria com a prática, desenvolvendo alguns estudos sobre vídeo games, artes (e a sinergia de ambos os universos). Trabalha atualmente na Media Monks, com instalações digitais e híbridas para galerias como Getty Museum e Pinacoteca de São Paulo. 

07/12 – A vida e obra de Juarez Machado. 

“A vida e obra de Juarez Machado”. 

Edson Busch Machado é artista, curador e amante das artes, com vasta experiência na área cultural e artística no Brasil e no exterior. Atualmente é diretor artístico do Instituto Internacional Juarez Machado. 

08/12 – Restaurar e catalogar para pesquisar Juarez Machado.  

A historiadora e restauradora Michele Machado fala sobre restauração, catalogação e pesquisa das obras de Juarez Machado. 

Michele Machado Gonçalves é historiadora e restauradora, atualmente é responsável pela organização, catalogação e restauro do acervo de Juarez Machado no Instituto Internacional Juarez Machado. Possui experiência com pesquisa, docência e bens patrimoniais/culturais e artísticos. 

09/12 – Juarez Machado: Joinville, Um Patrimônio.

A pesquisadora, professora e doutora Giane Maria de Souza fala sobre a relação de memória e pertencimento da cidade. 

Giane Maria de Souza é professora e pesquisadora de políticas culturais e patrimônio cultural, graduada em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), especialista em República, Movimentos Sociais e Democracia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Linha Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo, sob a orientação do Prof. Dr. Waldir José Rampinelli. Atualmente trabalha no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ), unidade da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Joinville. É autora do livro “A cidade onde se trabalha – a propagação do autoritarismo estadonovista em Joinville/SC” pela Editora Maria do Cais, 2008. 

10/12 – Histórias e Causos de Juarez Machado. 

O artista, designer, publicitário e produtor cultural Marcos Bento apresenta algumas histórias vividas por Juarez Machado. 

Marcos Bento é graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná, é artista, designer, publicitário e produtor cultural.  Frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP e há mais de 40 anos atua no mercado da comunicação. Participou de mostras no Brasil e no Exterior. 

13/12 – Aspectos Jurídicos de Instituições Culturais. 

Leandro Marins de Souza é o nosso convidado especial para um bate-papo sobre “Aspectos Jurídicos de Instituições Culturais”. 

Leandro é doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, advogado, professor e autor de diversos livros e artigos. Atualmente possui escritório em Curitiba – PR. 

14/12 – Narrando o Mundo com Juarez Machado. 

Andri Silveira fala sobre leitura de imagem a partir dos livros de Juarez Machado com narrativas visuais, criados a partir da década de 70. 

Andri é graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Univille. Atualmente é mediadora cultural e responsável pelo setor educativo do Instituto Internacional Juarez Machado. 

15/12 – Exposições do Instituto Internacional Juarez Machado 

Edson Busch Machado fala sobre as exposições já realizadas no Instituto Internacional Juarez Machado. 

Edson é artista, curador e amante das artes, com vasta experiência na área cultural e artística no Brasil e no exterior. Atualmente é diretor artístico do Instituto Internacional Juarez Machado. 

15/12 – Comunicação Digital para Institutos de Arte 

Ana Carla Soler propõe um debate sobre onde a arte e o mundo digital se encontram e se convergem na comunicação, além de entender quais oportunidades os Institutos de Arte se inspiram para alcançar e conversar com seus públicos. Por meio de exemplos práticos e explicações simples dos termos e ferramentas, Soler traz onde e como atuar nos canais digitais, aproveitando o máximo da potência de cada um desses meios de comunicação. Em um compilado de melhores práticas, a palestrante convida o público ao diálogo para trocas de experiências e casos de sucesso. 

Ana Carla é comunicadora social, pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing e especialista em Marketing Digital. Atualmente realiza trabalhos como Consultora de Comunicação para instituições de Arte e Cultura. 

20/12 10h – Relacionamentos de Juarez Machado, sua rede de networking. Para entrar na live, clique AQUI.

Ana Carla falará sobre como a rede de networking impactou a vida profissional e pessoal de Juarez Machado, abordará também a importância dela para a construção de uma carreira artística. 

Ana Carla é comunicadora social, pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing e especialista em Marketing Digital. Atualmente realiza trabalhos como Consultora de Comunicação para instituições de Arte e Cultura. 

20/12 15h – Arte Educação no HOJE. Para entrar na live, clique AQUI.

Será uma conversa sobre ações educativas e mediação cultural realizadas recentemente em espaços de referências para diferentes públicos.

Gabriela Conceição é graduada em Artes Plásticas na Universidade São Judas Tadeu e pós-graduada em “Arte e Educação: teoria e prática” na Universidade de São Paulo. Fez licenciatura em Artes Visuais no Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional. Pós-graduanda de Comunicação nas Organizações pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou em Ação Educativa na Pinacoteca por mais de 7 anos e como educadora no Museu da Imagem do Som e na Oca, localizada no Parque do Ibirapuera. Atualmente é responsável pelo Educativo do Instituto Adelina, instituição na qual colabora desde 2017.

20/12 19h30 – Museus do Lixo no Brasil – Diálogos e Trajetórias. Para entrar na live, clique AQUI.

Alejandra Luna fala sobre os Museus do Lixo, como estão se expandindo, como surgem e se relacionam com a dinâmica de produção e descarte de lixo.

Alejandra Luna é doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2018), Área de Concentração: História Cultural, na Linha de pesquisa: História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, com a tese: O (Não) Lixo na Era do Consumo: Cidade, Museu, Arte. Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2001). Possui graduação em Museologia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019). Museóloga registrada no Conselho Regional de Museologia – COREM – 5 Região PR/SC. Desenvolve pesquisa nas áreas de História, Teoria e Crítica de Arte com ênfase nas temáticas: Imagens, Arte, Museus, Acervos, Coleções, Exposições, Patrimônio, Cidade, Consumo, Discursos, Subjetividades e Contemporaneidade.

Quando? 02 a 20 de dezembro.
Quanto? Gratuito.
Onde? Lives gravadas no canal do YouTube do IIJM.

Recommended Posts

1 Comment

  1. Gostei muito das rodas de conversa culturais e bastante informativas que acompanhei. Parabéns ao Instituto Juarez Machado pela iniciativa e pela escolha dos convidados!
    Parabéns ao Arte na Cuca pela divulgação!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *