Exposição “Juarez na Biblioteca”, apresentra livros, objetos e artes gráficas produzidas pelo artista

Clique abaixo para ouvir a postagem

Muitas pessoas conhecem Juarez Machado apenas como o famoso pintor que expõe, com sucesso, suas obras em museus e galerias de todo o mundo. Outras talvez ainda tenham na lembrança a imagem de seu personagem – o mímico non-sense à maneira de Marcel Marceau – que nos encantava nas noites de domingo no programa Fantástico da Rede Globo na década de 1970. Para tentar contemplar a produção deste multiartista, inaugurou neste sábado 25 de outubro, na biblioteca artística do Instituto Internacional Juarez Machado, a mostra “Juarez na Biblioteca”.

A exposição traz produções do artista além da pintura, como: desenhos de humor, charges e cartuns em jornais e revistas; cenários e figurinos para teatro, cinema, shows musicais e programas televisivos; esculturas em bronze; painéis cerâmicos; projetos urbanísticos e arquitetônicos em obras públicas; fotografias; colagens; criação de joias; móveis; selos ; estampas para tecidos; confecções; objetos lúdicos e interativos; trabalhos de terapia em grupos de criatividade; gravuras; cartazes; ilustrações e capas de livros e discos…

Fragmento do livro “Ida e Volta” – Juarez Machado

“É essa pequena, mas significativa célula – capas de livros e discos – do amplo universo criativo do artista que estamos mostrando pela primeira vez de forma
organizada em ” Juarez na Biblioteca”. Durante o período pandêmico da quarentena que ainda nos assola a todos, iniciamos uma aprofundada pesquisa sobre a trajetória do artista para a curadoria, a convite do MON-Museu Oscar Niemeyer, da exposição ” Juarez Machado: Volta ao Mundo em 80 Anos” a ser realizada em 2022 em Curitiba/PR. Entre milhares de documentos, cartas, fotografias, esboços, objetos, impressos, e obras em geral, acessamos centenas de catálogos, álbuns, cadernos, folhetos e livros criados com as estampas, telas e desenhos do Juarez. Conseguimos selecionar, numa primeira etapa, cerca de 100 exemplares que foram reproduzidos fotograficamente e agora estão em exposição ao público na biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado”, relara o diretor artístico e curador, Edson Busch Machado.

Além do material gráfico, a exposição conta com literatura infantil, escritas e ilustradas por Juarez Machado, como os livros: ” Limite”, editado pela Francisco Alves, e logo após, premiado no Japão como “Melhor Livro Infantil” por duas obras primas, ” Ida e Volta” e ” Domingo de Manhã”. No livro, a criação artística de Juarez Machado se multiplica nas mãos de cada leitor, em qualquer canto do planeta, e a linguagem da comunicação visual se democratiza entre os apreciadores de sua arte. O Instituto Internacional Juarez Machado organiza este recorte conceitual, ocupando o espaço expositivo da Biblioteca, visando contextualizar Arte & Literatura.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *