Edson Machado expõe suas obras em Istambul

O artista catarinense Edson Machado participa da International Mail Art Exhibition 2021 em Istambul. A exposição coletiva será aberta ao público de 1º de abril a 31 de maio de 2021 na localidade de Basaksehir e reúne artistas convidados de diversos países que apresentam desenhos, pinturas, gravuras e colagens, este ano sob o tema Network Society ( A Sociedade em Rede).

Machado foi convidado para expor no evento  representando o Brasil, com duas de suas obras produzidas no período da pandemia, que levam os títulos de People Machine I e II ( Máquina de gente). As obras enfocam as comunicações sociais em tempo de crise e retratam “cabeças pensantes” junto às estruturas mecânicas de antigas máquinas de escrever.

“As múltiplas cabeças mostram a diversidade das ideias tanto nos teclados, ou seja, quem detém o poder, quanto às impressas no papel como se fossem datilografadas e identificadas, temática bastante atual que provoca o debate multiculturalista, entre países com regimes totalitários, um dos papéis da arte contemporânea”, explica o artista catarinense.  

A exposição na Turquia tem a coordenação geral da pesquisadora turca Müberra Bülbül e consultoria em arte postal da mexicana Racheline Centomo.

O artista Edson Machado exibindo as obras enviadas para a mostra International Mail Art Exhibition 2021 que acontece em Istambul -Turquia.

Sobre a Arte Postal

Mail Art ( Arte Postal ) é um movimento artístico mundial extremamente crítico ao sistema, que  utiliza como meio os Correios para circulação e exposição das obras. Teve grande expressão nas décadas de 1970 e 80 em muitos países com artistas contemporâneos influenciados pelos conceitos inovadores do Dadaísmo e do Grupo Fluxus.  

Edson Machado é um dos pioneiros no Brasil e integra o movimento desde 1979, com exposições realizadas na Itália, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Rússia, Japão, Coréia, Estados Unidos, México, Argentina e Uruguai.

Quando? 1º de abril a 31 de maio de 2021.
Onde? Basaksehir – Istambul / Turquia

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *