Doses de história: Biblioteca Pública Municipal de Joinville

Clique abaixo para ouvir a postagem

Fotógrafo: Desconhecido.

No dia 9 de Abril comemorou-se o Dia Nacional da Biblioteca e pensando nisso, o Arte na Cuca homenageia todos os profissionais de bibliotecas e da educação, contando um pouco sobre a história da Biblioteca Pública de Joinville, que foi criada na gestão do prefeito Arnaldo Moreira Douat, em 1950, mas somente foi inaugurada em 9/03/ 1952, já na gestão do então Prefeito Rolf Colin, que atualmente leva o nome da biblioteca central.

A instituição funcionava na Rua do Príncipe, região central de Joinville e em 24/09/1955, mudou-se para a sede atual situada no então Jardim Lauro Müller, que à época, contava com o busto de Dona Francisca esculpida por Fritz Alt e também com um coreto onde ocorriam apresentações musicais aos domingos. A obra de Fritz Alt encontrada na parede externa da biblioteca retrata a influência do livro na vida do homem, desde a infância, passando pela juventude e chegando a fase adulta e terceira idade. O painel foi inaugurado em 24/12/ 1955.

Fotos da praça Lauro Muller – Marco Zero, Coreto e busto Dona Francisca (Obra de Fritz Alt).
Fonte da imagem: Arquivo Histórico de Joinville.

No ano de inauguração, contava com um acervo de apenas 3000 títulos. Atualmente esse número passa de 62000 contando com livros, jornais, obras raras, inclusive no idioma alemão e autores nacionais, estrangeiros e locais.

Em 2010, necessitou passar por reforma e revitalização e passou a funcionar no prédio do antigo Piazza Itália, no bairro Anita Garibaldi, onde permaneceu até o ano de 2013, quando retornou à sede atual, agora revitalizada, na Praça Lauro Muller no Centro de Joinville.

Atualmente a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin, conta com processamento técnico, biblioteca braile, setor de pesquisa, setor de empréstimo, setor de literatura, de literatura infantil e infanto-juvenil e gibiteca, além de recepção e setor administrativo. Em razão das ações de enfrentamento à Pandemia da COVID -19, o horário de atendimento, bem como a equipe está reduzido, abrindo apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

No entanto, há a promessa da Secretaria Municipal de Educação, órgão ao qual as Bibliotecas Públicas são vinculadas, de o quanto antes, restabelecer toda a equipe e o pleno retorno e ampliação dos projetos desenvolvidos.

Algumas ações da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin – Joinville/SC.
A contadora de histórias Carol Spieker, durante uma contação online realizada na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin.

Contação de histórias nas unidades escolares mediante prévio agendamento (é importante ressaltar que este serviço passou a ser oferecido de maneira virtual durante o ano de 2020, enquanto a Biblioteca seguia fechada, obedecendo a Decretos Estadual e Municipal).

Visita monitorada, na qual grupos previamente agendados visitavam todos os setores da biblioteca e a visita culminava em uma deliciosa sessão de contação de histórias.

Sábados Culturais, que ocorriam quinzenalmente com eventos culturais como lançamento de livros, contação de histórias, apresentações artísticas e culturais das unidades escolares da Rede Municipal de Educação.

Projeto Vestibulando, atividade com regularidade semanal, na qual a população prestes a prestar vestibular e a realizar a prova do ENEM, tinha acesso ao estudo das obras exigidas nesses concursos.

Oficina da Memória Literária, tendo como atividade com regularidade semanal e público alvo, pessoas com mais de 60 anos que desejassem conhecer e experimentar exercícios, baseados sempre em obras literárias que visassem proporcionar um melhor funcionamento da memória.

Mediação de Leitura na UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, atividade com regularidade mensal desenvolvido em uma parceria da Biblioteca com o Hospital

Formação continuada dos mediadores de leitura da Rede Municipal de Educação de Joinville, atividade com regularidade bimestral que visava o pleno desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos Auxiliares Escolares/Mediadores de Leitura nas Unidades Escolares, entre muitos outros projetos e ações realizados na e pela Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin.

Há ainda em Joinville outras duas Bibliotecas Públicas em Joinville: a Gusavo Ohde, em Pirabeiraba e outra no bairro Aventureiro, em parceria do Município de Joinville com o Governo Federal.


*Na data de publicação deste texto, todos os atendimentos da Biblioteca estão paralizados.
Contribuição: Carol Spieker

Recommended Posts

1 Comment

  1. Avatar

    Toda biblioteca deveria servir de ponto de referência em qualquer cidade.
    Eu lembro que a Biblioteca Pública de Joinville mantinha um projeto que era o Ônibus da Leitura, o qual ia às unidades escolares do município, abastecido de livros e contadores de histórias. Grande projeto que infelizmente foi desativado. Lamentável!!!!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *