Andy S., artista plástico boliviano, expõe no Garten

Clique abaixo para ouvir a postagem

A Galeria de Arte do Garten Shopping  apresenta em Joinville, a exposição Introspección, do artista plástico boliviano Andy S. . Esta é a primeira individual do artista no Brasil.  A mostra, que abriu no dia 31 de julho, pode ser visitada gratuitamente e vai até 31 de agosto.

Sobre a obra
A mostra Introspección tem curadoria do produtor cultural Luciano Itaqui e  apresenta obras em óleo sobre tela e desenhos em nanquim, representando pessoas comuns e emoções escondidas, dramas internos e sentimentos profundos.
Além da conjuntura e do contexto dos personagens, estas pinturas representam a psique turbulenta de indivíduos com passados embaçados e futuros incertos. 

Trajetória
Andy S.  desde criança teve  inclinação à criação em geral,  assim que aprendeu a usar o lápis, já começou  a desenhar e pintar. Criava personagens e criaturas fantásticas e já as nomeava antes mesmo de aprender a ler.  Anos depois iniciou suas experiências com outros materiais como caneta, canetão e carvão, e foi aprendendo a ter maior disciplina nos traços, mas mantendo a mesma intensidade criativa de criança.  

Já adulto, descobriu o lado teórico do desenho artístico e adentrou, ao mesmo tempo, no mundo da pintura, sendo a técnica da aquarela a sua escolha  inicial, seguida da pintura a óleo e, mais tarde, mídias menos conhecidas como o guache e a tinta nanquim. 

Em Introspección, as obras apresentam cores opacas, fundos vazios e o uso frequente da cor preta ocupando grandes porções da tela. O artista busca materializar angústias e ansiedades que ficam presentes ou que apressam a pessoa limitando a sua capacidade de enxergar a realidade, além das suas quatro paredes.

A visão do artista
Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o artista está radicado em Joinville há cinco anos, onde estuda Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Sobre o que inspirou a criar Introspección  Andy  revela :

“Durante meu período em Joinville não tive a oportunidade de conhecer muitas exposições, nas quais o tema principal fosse as pessoas. Essa foi a primeira vez que considerei a possibilidade de expor. Já tinha pintado algumas telas e feito vários estudos e achei interessante a ideia de compartilhar meu trabalho, que questiona a incerteza  do futuro e a fugacidade da vida, as pessoas presentes na minha vida e as lembranças das que não estão mais. Encontro inspiração na complexidade dos indivíduos, nas infinitas perspectivas, na simetria das coisas, nas histórias, e definitivamente encontro grande inspiração na música”.                                                    

As doze obras que compõem a exposição estão disponíveis para venda. Para uma visitação segura, o Garten Shopping está seguindo todas as normas sanitárias de segurança vigentes.

Serviço:

Exposição Instrospección, do Artista Plástico Boliviano Andy S., com curadoria de Luciano Itaqui.

Galeria de Arte do Garten Shopping, na sala em frente a Loja Cassol, visitação gratuita, até 31 de agosto.Garten Shopping, Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *