Museu Casa Fritz Alt recebe As Revoadas de Outono neste sábado

Clique abaixo para ouvir a postagem

Dentro da programação da 17ª Semana Nacional dos Museus em Joinville,  o Museu Casa Fritz Alt, recebe neste sábado às 10 horas a  exposição de arte cerâmica Revoadas de Outono, uma intervenção artística que reúne 18 ceramistas da cidade. Centenas de peças de cerâmica ficam expostas no jardim do museu até o dia 09 de junho.

A mostra propõe um paralelo com o tema – “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do dia 18 de maio, celebrado como o Dia Internacional dos Museus, nesta edição traz um diálogo  com a poesia de Paulo  Leminski, gerando assim um debate criativo  com o tema. A construção poética de  Leminski, convida-nos para um salto criativo no trampolim do tempo, indica que todo tempo é intenso e tenso. Mesmo havendo muito hoje não será possível dar conta de todo o ontem. Mesmo havendo muito amanhã não será possível dar conta de todo o hoje; pois, por mais que possam existir permanências, cada tempo é pleno de singularidades e nele não há espaço para repetições. No Brasil existem povos indígenas e quilombolas com tradições milenares, mas também existem tradições inventadas, tradições progressistas e tradições conservadoras, tradições que se opõem à vida e outras que valorizam a vida. Para nós que atuamos no mundo dos museus a vida social, a vida em relação e a vida biológica são limites intransponíveis. O futuro da tradição é preservar a vida! (IBRAM).

E é entre essas relações e contexto, que a revoadas de Outono de Joinville, apropria-se do Jardim do Museu Casa Fritz Alt, com os ceramistas voadores, apresentando flores, pássaros, folhas e borboletas em diferentes tipos de técnicas e de materiais. Em sua 3ª edição a Revoadas de Outono tem curadoria de Katia Baeta.

Katia conta que a revoada surgiu após um convite para o evento Cerâmica Contemporânea em Curitiba, como ela não pode participar na época, resolveu montar aqui em Joinville uma exposição de cerâmica tendo como local de sua  1° edição, o Museu de Arte de Joinville.  O evento foi criado em um momento em que o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, tinha uma proposta de diálogo com a paisagem no entorno do Museu. A exposição tem o objetivo de mostrar ao público joinvilense que aqui na cidade tem ceramistas trabalhando em seus ateliês, realizando intensa e criativa produção de cerâmica, e também apresentar os ceramistas atuantes em Joinville e revelar novos talentos.

A cerâmica é um complexo processo que envolve os quatro elementos (fogo, terra, ar e água) e abrange desde a extração da matéria prima, a modelagem, até as formulações de esmaltes para altas temperaturas. Em Joinville são muitos os ceramistas de grande criatividade e expressão artística que precisam desses acontecimentos para mostrar sua obra. Oportunidades para o diálogo com a cidade, intervenções urbanas e o encontro com o público. Um grande encontro das diversas correntes, dos diversos olhares, dos diversos fazeres; expondo sua arte e reencontrando os seus amigos ceramistas. Ao abordar a temática flores, pássaros, borboletas, tentamos responder a esses questionamentos com a expressão da liberdade, do voo, do quintal, do jardim. Ao ar livre, fora das paredes, fora das amarras, tentamos voar. A arte é livre. ” conclui Katia Baeta.

As artistas Isadora Terranova e Katia Baeta, apresentam as oficinas de colagem e modelagem em argila, já a mosaicista Tenessee Liz, oferece uma oficina de mosaicos, ambas destacando a poética de Fritz Alt e Paulo Leminski. Informações e inscrições no Museu Casa Fritz Alt, na rua Aubé, bairro Boa Vista, fone 3433-3811 Os artistas ceramistas que participam nesta edição da Revoadas de Outono são: Eliane Cunha (Nani), Gema Monti Souza, Isadora Terranova, Juliana Bertoletto, Katia Baeta (Curadora), Luciano Santos Itaqui, Norma Sueli Murara Moraes, Pedro Xavier, Sara Elisa Silveira, Rosemery Polo, Tenesse Liz, Roseli Sartori, Eliane Day, Heloisa Steffen, Rosenir Baggestonni, Carla de Souza Costa Sandra Estêvão e Gleici Kannenberg.

Quando: abertura dia 11/05 Horário 10hs
Quanto: gratuito
Onde: Rua Aubé – Boa Vista, Joinville – SC

Colaboração enviada por: Luciano Santos Itaqui

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *