Mosaicista Tenessee Liz, doa obra para o MUHFK Museu em Homenagem a Frida Kahlo

Clique abaixo para ouvir a postagem

Em Curitiba, no bairro Jardim Social, fica localizado o ICASAA – Instituto Casa de Apoio ao Artista, que é uma organização social, particular e sem fins lucrativos, uma entidade de Arte e Cultura. O Instituto oferece aulas de Artes Visuais, Literatura, Dança e Música para iniciantes e artistas, além de um espaço de convivência e troca de saberes.

Com o objetivo de disseminar cultura na cidade de Curitiba, o ICASAA fundou o MUHFK – Museu em Homenagem a Frida Kahlo que tem como sua PATRONESSE Frida Kahlo, artista mexicana ícone da arte e símbolo de superação. Atualmente a iniciativa conta com a ajuda de diversos artistas do Brasil e do Exterior, que através do projeto “Artista Doe uma Frida para o MUHFK”, conseguiu arrecadar até o momento cerca de 200 obras – dentre elas releituras, pinturas, gravuras, mosaicos, aquarelas, esculturas, fotoarte e xilogravuras.

A mosaicista Tenessee Liz, foi uma das primeiras artistas a receber o convite para participar do MUHFK, a coordenadora do Museu, Vera Itajái, conhece o trabalho da mosaicista e de pronto apresentou o objetivo do projeto, além de já ter sua obra no acervo, Tenessee recebeu o convite para coordenar aqui na Região Norte de Santa Catarina, as doações de obras, assim como o recebimento das peças e assinaturas de contratos, dos artistas interessados em participar do projeto.

Foto: divulgação

Para abrigar este acervo e inaugurar o Museu em Homenagem a Artista, o ICASAA & MUHFK precisam de um grande espaço para exposição permanente das obras doadas e, para isso, precisam de sua colaboração. O ambiente contará também com iniciativas sociais com alunos de escolas públicas – projeto “Aluno Doe uma Frida”, exposições diversas e o maior acervo de obras de Frida Kahlo da América Latina.

Vera Itajaí é artista plástica há 38 anos. Psicanalista, Arteterapeuta, Poeta, Produtora e Empreendedora Cultural. Fundadora do Instituto ICASAA e diretora do MUHFK. Colunista Social/Cultural, também editora/diretora do Jornal Portal de Notícias. “Através desta campanha estaremos realizando o sonho do Instituto ICASAA, de criarmos um espaço para abrigar esse grande Acervo de Frida. Queremos homenagear esse Ícone da Arte no mundo. Frida-Mulher Símbolo de Superação”.

Tenessee Liz, Natural de São Borja/RS, radicada em Joinville, a artista é destaque na Arte musiva Joinvilense, traz no currículo diversas exposições individuais e participação na produção e instalação do painel em mosaico, no Portal da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Regional de Joinville. Segundo ela, a beleza, magia, dinamismo, cor e singularidade no quebrar e unir pastilhas, azulejos, vidros, cerâmica e outros materiais faz surgir e ressurgir diferentes cenários. Participa da Confraria das Artes de Joinville, e recentemente foi convidada a integrar o Núcleo de Mosaico da APAP Associação Paranaense de Artistas Plásticos. Mantém em sua casa um ateliê onde repassa seus conhecimentos da técnica com alunos de diversas cidades do estado.

Após reunir todas as obras, Vera Itajaí e Tenessee Liz , pretendem expor os trabalhos dos artistas da região aqui em Joinville, antes das “Fridas” seguirem para o MUHFK. Os artistas da região norte do estado que querem participar do MUHFK, entrem em contato com a mosaicista Tenessee Liz Mosaicos, através das redes sociais ou telefone (47) 984060318.

ICASAA – Instituto Casa de Apoio ao Artista, Rua Coronel José Ribeiro de Macedo Junior, 219, Jardim Social, Curitiba.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *