Lindolf Bell e a crítica de arte em SC é tema de livro

Clique abaixo para ouvir a postagem

Foto: Fonte desconhecida

No dia 20 de Setembro, Santa Catarina foi presenteada pela artista, professora e pesquisadora Daiana Schvartz, com o livro “Lindolf Bell: crítica de arte em Santa Catarina”, lançamento de estreia da Editora Humana, em uma live no canal da Humana Sebo e Livraria. O evento contou com a participação de nomes como a professora Ana Lucia Beck, do departamento de Artes Visuais da UDESC – Ceart, Fernando Boppré, coordenador editorial da Editora Humana, Miguel Angel Schmitt Rodriguez (do Centro de Memória Lindolf Bell), Caroline Miotto (da Biblioteca Pública Municipal de Chapecó) e a participação especial de Eduardo e Rafaela Hering Bell (filhos de Lindolf Bell) e Péricles Prade (escritor e fundador da Galeria Açu-Açu junto a Lindolf Bell).

Capa do livro e foto da autora: Daiana Schvartz

Com 358 textos de Lindolf Bell sobre artes visuais publicados durante sua atuação como colunista do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, entre os anos de 1972 a 1995, são citados os nomes de 378 artistas de Santa Catarina e de 34 cidades. Ao final, o livro apresenta um índice onomástico que facilita a pesquisa sobre cada artista, crítico, galerias de arte e cidades de Santa Catarina citados(as). Bell aborda também as exposições promovidas pela Galeria Açu-Açu, coletivas de artistas catarinenses em diversos espaços expositivos, iniciativas de espaços culturais por todo o estado, reflexões sobre a arte catarinense. Além dos textos críticos de sua autoria, há também entrevistas, traduções, textos de outros críticos e notícias sobre a agenda cultural. Bell aproveitava o espaço que ocupava no jornal para dar visibilidade à cena cultural, para isso também usava de uma linguagem jornalística, abusando das imagens (algumas delas parte do livro), textos curtos e frases breves para uma comunicação mais direta. 

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 252/2018, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Chapecó. Schvartz também publicou em 2018 o título Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética, pela editora Liquidificador.

*Todos os projetos relacionados à memória de Elke Hering e Lindolf Bell, são realizados com o aval e parceria de Rafaela Bell.

Para adquirir exemplares do livro, basta entrar em contato por meio do contato 49 3316-4566. Pelo facebook de Rafaela Bell: https://www.facebook.com/rafaela.bell ou através dos sites: www.humanasebolivraria.com.br/editora  ou www.estantevirtual.com.br

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *