
Clique abaixo para ouvir a postagem
|
Juli Rossi apresenta ao público no dia 10 de abril às 19h a exposição “Vanitas”,que acontece na Galeria de arte do Garten Shopping, com curadoria de Marc Engler. Artista visual e professora da “Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior”, apresenta trabalhos que expõem sua visão sobre uma verdade que por vezes pode ser desconcertante: a finitude da vida.
Vanitas, nas artes, é um tipo de obra de arte simbólica especialmente associada com o gênero de pintura Still-life (Natureza-morta). A palavra em latim significa “vacuidade, futilidade”, na história da arte é interpretada como “vaidade”, e pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade.
A vaidade está na natureza humana, todo indivíduo gosta de se sentir bem e aceito, aprovado e admirado pelo seu grupo social. Até onde este cuidado com a beleza exterior pode nos levar? Quando a influência do mercado exacerba essa busca por um padrão ideal? Como essa pressão social impacta principalmente as mulheres?
Essas questões permeiam os pensamentos e trabalhos apresentados na mostra, que trás uma série de desenhos que representam mulheres, a beleza, a sensação de prazer que se tem ao olhar um modelo estético, dito como desejável, mas também questiona a real essência humana, que transmite emoções, ações, memórias, experiências, alegrias, vergonhas, orgulhos e medos.

Sobre a artista
Juliana Rossi é Professora de Desenho Artístico, Pintura e Figura Humana na Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, graduada em Artes Visuais, Especialista em Arte-educação e Mestre em Educação. Fez cursos de desenho e pintura com Linda Poll e Asta dos Reis, História da Arte com Miriam da Rocha e Leandra Schmidt. Sua produção artística é voltada ao Desenho.
“Comecei a fazer curso de pintura aos 12 anos com a Linda Poll. Durante a adolescência e juventude nunca parei de desenhar, sempre nos cadernos e livros da escola. Meus pais sempre me incentivaram. A arte passou a me fascinar mais ainda quando comecei a estudar na faculdade de Artes Visuais e a me profissionalizar na área”.
Tem em seu currículo diversas exposições, entre as quais destacam-se:
Entre e Fique à Vontade, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, junto
das artistas ceramistas Gleici Kannenberg e Heloisa Steffen, e também
participação nas duas edições de “Memórias de Moças Bem-Comportadas”, na
Associação dos Artistas Plásticos de Joinville.
Quando? 10 de abril. Horário: 19h
Quanto? Entrada gratuita
Onde? Garten Shopping, Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro. Joinville/SC
Nenhum comentário por enquanto!