Jan M.O. expõe série de gravuras e propõe oficina sobre a técnica

Clique abaixo para ouvir a postagem

O artista visual Jan M.O. abre a exposição “Ilhas levadiças” na noite de 14 de junho no Garten Shopping de Joinville. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 17 de julho e serve como referência para a oficina sobre gravuras e livro de artista proposta por Jan à Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ) como atividade paralela à exposição.

FOTO: Feitas com matriz de acetato, “Ilhas levadiças” e “(Va)idade” integram a exposição

“Ilhas levadiças” apresenta dez imagens produzidas por Jan M.O. com diferentes técnicas de gravura. Nesta série, o artista flagra a rotina pessoal da avó paterna e as formas peculiares com que ela organiza seus objetos em resposta aos primeiros sintomas da doença de Alzheimer. As gravuras coloridas a mão traduzem tanto os esforços desta senhora de 92 anos para manter a ordem de um cotidiano renovado diariamente quanto a visão particular do artista para representar imagens e documentos que registram a história afetiva de sua família.

“Como a gravura resulta de um processo cuidadoso e repetitivo para a produção seriada de imagens, replico o universo diário de minha avó que estampa séries initerruptas de uma mesma e contínua rotina”, explica o artista.

A partir dos resultados e das referências de imagem apresentadas em “Ilhas levadiças”, Jan M.O. propõe uma oficina de gravura em acetato e produção de livros de artista que acontece nos dias 23, 24 e 30 de junho e 1º de julho no ateliê da AAPLAJ. A oficina oferece uma reflexão teórica sobre livros de artista, obras de arte múltiplas e projetos expositivos (com o jornalista Gleber Pieniz) e duas atividades práticas: desenho, gravação e impressão de gravuras a partir de matrizes de acetato (orientada por Jan M.O.) e edição e encadernação artesanal de livros de artista (com o designer Marcelo Motta). As gravuras produzidas ao longo da atividade integrarão livros de tiragem limitada editados pelos artistas participantes da oficina e serão apresentadas em exposição na AAPLAJ no segundo semestre.

 

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *