Feira de Arte autoral e independente é atração para 02, 03 e 04 de agosto, no Instituto Internacional Juarez Machado

Clique abaixo para ouvir a postagem

Nos dias 02, 03 e 04 de agosto o Instituto Internacional Juarez Machado, recebe a Feira de Arte Gráfica ReTina, organizada por Renata Dias Maciel e Cristina Rios Leme do Ateliê ReTina, evento que reúne 40 expositores de quatro estados brasileiros.

Além das exposições e entrada gratuita ao público, a Feira de Arte Gráfica ReTina , terá oficinas de xilogravura, aquarela, colagem sensitiva, tipografia, bordado sobre papel, lançamentos de publicações, exibições de documentários e rodas de conversas.  As propostas de cunho educativo estão programadas para acontecer no dia 02/08 (Sexta-Feira), enquanto a Feira em si, está prevista para os dias 03/08 e 04/08 (Sábado e Domingo). Entre os participantes, nomes conhecidos como Universo Quadrado, Umbu Estúdio Criativo, Nestor Jr. Katherine Funke e Editora Micronotas (Santa Catarina), Editora Borogodó e Estúdio Cambuci (São Paulo), Jeannine Art Wear (Rio Grande do Sul) e Coletivo Ilustra que me gusta (Paraná).

Sobre a Feira de Artes Gráficas

Uma profusão de obras: centenas de fotografias, ilustrações, prints, colagens, desenhos, postais, gravuras, histórias em quadrinhos, zines, estampas bordadas e vestíveis gráficos – produzidas por artistas visuais, designers, coletivos de artes gráficas e editoras de publicações independentes para expor, trocar e comercializar seus trabalhos e experiências com o público.

 Distribuídas sobre estandes e mesas e fixadas sem molduras pelas paredes, todas as criações tem foco na produção autoral, segundo suas organizadoras. Para a edição em Joinville elas trazem expositores de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Edson Machado, diretor artístico e responsável pela programação do Instituto Internacional Juarez Machado, ressalta o caráter inovador e muitas vezes engajado dos processos manuais e editoriais presentes nos artistas e autores independentes, “Atualmente as feiras buscam mercado alternativo com obras originais de baixo custo e são o meio mais democrático para estéticas contemporâneas como serigrafia e risografia”.

Edson também confirma a inclusão da cidade de Joinville no circuito nacional das feiras de artes gráficas de 2019 com a Feira ReTina  ao lado da Feira Tijuana no Rio de Janeiro,  Motim em Brasília,  Textura em Belo Horizonte, Indice em Fortaleza, E-Centrica em Goiânia , Festival Internacional Cartonera em Recife, Parque Gráfico em Florianópolis. 

Programação

Quando? 02/08 – Oficinas para inscritos. Horário: 13h às 18:30 |03 e 04/08 Feira de Artes Gráficas. Horário: 10h às 18:30
Quanto? Entrada Gratuita | https://www.facebook.com/ReTinafeira/
Onde? Instituto Internacional Juarez Machado. R. Lages, n 994 – Joinville/SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *