Exposição SCHWANKE:Destaque, no Instituto Internacional Juarez Machado

Clique abaixo para ouvir a postagem

Sábado, 22 de junho às 10h, o Instituto Internacional Juarez Machado em parceria com o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, abre a mostra intitulada A expressão reta não sonha: os devaneios de Schwanke, que recebe o olhar e curadoria da crítica de arte e professora
Drª Maria José Justino.

Foto: Divulgação

O Projeto

O recorte selecionado pela curadora conta com obra inédita do artista (a mandala verde), além de séries de pinturas e apropriações – os perfis (linguarudos) e também as apropriações de objetos plásticos, como a série de bacias brancas, esta última em exposição no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O projeto nasceu do desejo do Museu da Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke de colocar o seu acervo em exercício, e de forma contínua. Assim, todos os anos, um pesquisador, curador ou crítico de arte é convidado para selecionar um trabalho ou pequena série de trabalhos, com o propósito de colocar em destaque para discussão uma característica, um conceito ou um comportamento da obra de Schwanke, seja em relação à produção e poética do próprio artista, seja em relação à história da arte ou ao contexto contemporâneo.

Ações Educativas MAC Schwanke

Durante o período de exposição, acontece um bate-papo com a curadora responsável pela mostra, e a programação elaborada pela curadoria educativa do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, realizada pelas professoras Doutoras, Alena Marmo e Nadja de Carvalho Lamas.

As ações educativas em formato de palestras e oficinas, foram elaboradas especialmente para professores e propõe discussões sobre como trabalhar em sala de aula partindo de obras e pensamento artístico de Luiz Henrique Schwanke, além de diálogos sobre a Base Nacional Comum Curricular e o ensino da arte.

Foto: Walmer Bittencourt Junior

Programação (Gratuita)

22.06 (Sábado) Abertura da exposição (10h) Bate-papo com a curadora e crítica de arte Profa. Dra. Maria José Justino Apresentação da proposta educativa com a Profa. Dra. Alena Rizi Marmo Jahn

29.06 (Sábado) Encontro com professores (das 10h às 12h / das 13h às 17h) Visita mediada Palestra “O pensamento artístico de Schwanke – poética e devaneios”

02.07 (Terça-feira) Encontro com professores (10h às 12h / 13h às 17h) Palestra “As concepções do ensino da arte e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC” Oficina “Objetos: apropriação, transformação e ressignificação”

Quando? Sábado, 22/06 até 28/07. Horário: 10h
Quanto? Entrada Gratuita
Onde? Instituto Internacional Juarez Machado. R. Lages nº 994 – América, Joinville/SC

Informações Complementares

Horário de funcionamento Instituto Internacional Juarez Machado: de terça a sábado das 10h00 às 18h30, domingos e feriados das 15h00 às 18h30. OBS: O Instituto Internacional Juarez Machado possui acessibilidade física, como rampas de acesso, banheiros adaptados e plataforma elevatória.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *