Exposição do fotógrafo Roy Schulenburg propõe reflexões sobre comunidade Quilombola

Em Joinville, com sua colonização predominantemente alemã, não se fala sobre o papel da população afrodescendente na colonização da cidade, tampouco sobre suas tradições, memórias e cultura. (Fragmento do texto curatorial).

De 22 de maio a 02 de julho, a Galeria de Exposições do Shopping Garten apresenta as fotografias de Roy Schulenburg, com curadoria de Marc Engler. A mostra é um registro sensível e documental, mas também com certo caráter de denúncia sobre a vida e os problemas enfrentados pela comunidade Beco do Caminho Curto, recentemente reconhecido como comunidade Quilombola, que vive no Distrito de Pirabeiraba.

Foto: Walmer B. Júnior

O Projeto e a exposição

Com a intenção de entender, levar oportunidades e melhorias para essa comunidade a Univille, em parceria com os professores Tales Vicenzi (História), Sirlei de Souza (Direito) e Jonathan Prateat (Publicidade e Propaganda), criou o Projeto Caminho Curto, que acontece desde 2018, promovendo atividades e oficinas envolvendo assuntos como direitos humanos, debates pertinentes às populações afrodescendentes, bem como direitos ligados a terra, saúde e educação e foi fundamental no processo de certificação da comunidade como quilombola.

Foi nesse processo de trabalho e atendimento social que Roy (professor do ensino superior da Univille), se sensibilizou pela situação de fragilidade, mas ao mesmo tempo alegria das crianças da comunidade. Registrar olhares, sorrisos e expressões de quem que vivem à margem da sociedade e discutir uma estrutura de preconceito racial enraizado em nossas origens, é muito mais do que ele deseja mostrar. É sobre o futuro que ele quer falar com sua exposição “CRIANÇAS DO CAMINHO”, o olhar puro das crianças que vivem nesta comunidade, traz esperança de um mundo melhor, com seus sonhos e desejos de tornarem-se adultos com oportunidades e seus direitos garantidos e respeitados.

O Artista

Roy Schulenburg tem 35 anos, nasceu em Florianópolis, mas vive em Joinville faz bastante tempo. É formado em design, especialista em design gráfico e estratégia corporativa, e mestre em design. Sempre gostou de experimentar: já trabalhou com graffiti, colagem e agora se dedica a fotografia e videografia. Gosta de fazer trilhas, viajar e vê a fotografia como um meio para se expor a coisas novas, aproveitar experiências novas, através das lentes das câmeras. Atualmente, trabalha como professor no ensino superior, lecionando nos cursos de Design, Fotografia, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e nas especialiazações em Business Design e UX Design.

Quando? De 22/05 a 02/07. Horário: Segunda a Domingo, das 10h às 22h.
Quanto? Entrada Gratuita
Onde? Garten Shopping. Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro, Joinville – SC

Recommended Posts

1 Comment

  1. Avatar

    Excelente exposição e iniciativa!!!👏👏👏
    Reforçando o que foi dito acima, “o futuro que ele quer falar com sua exposição “CRIANÇAS DO CAMINHO”, o olhar puro das crianças que vivem nesta comunidade, traz esperança de um mundo melhor, com seus sonhos e desejos de tornarem-se adultos com oportunidades e seus direitos garantidos e respeitados”.


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *