Escultura em madeira com o artista plástico Antônio Tavarez

Depois de um tempo afastado do meio artístico, Tavares volta a produzir. Artista autodidata pertence à geração 60 joinvilense, utilizava-se da linguagem pictórica como meio de expressão, que agora cede lugar a escultura. O artista resgata e entalha pedaços de madeira de lei descartados, por meio dos quais é explorado o movimento, seja figuração ou com ausência dela. Tavares mostra ao público possibilidades distintas de explorar tal matéria-prima, encontrando seus motivos no esporte, nas figuras humanas e animais estilizadas, ou mesmo na exploração das formas não-figurativas e de suas possibilidades de equilíbrio. Trata-se obras que, além de mostrar a versatilidade do artista dentro da técnica que está trabalhando, aponta caminhos que indicam o que ainda pode estar por vir.

Iniciou atividades em 1967, atuou como grupo de artistas jovens da cidade de Joinvile, SC, fazendo várias exposições utilizando técnicas de pintura a óleo e entalhe em madeira. Participou da primeira Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville. Depois de alguns anos, passou a desenvolver somente trabalhos de escultura em madeira.

Já expôs na GaleriaLeonardo da Vinci na Piazza Itália, no Mezanino Livrarias Curitiba e também no Novo Civic Center/ Atrium – Novi , e também no Bigger’N Texas Sale em Washtenaw Farm Counci Grounds Ann Arbor, ambas em Michigan EUA.

Arte na Cuca- Quem é Antônio Tavarez? E como a arte entrou em sua vida?

Antônio Tavarez- Sou uma pessoa tranquila, em paz, na minha maturidade, antenado e curioso, no espaço em que vivo.  Sempre estive conectado com a arte. Acontece que hoje tenho mais tempo e disponibilidade para transmitir o que sinto e vivo por meio dela.

Arte na Cuca – Como é o seu processo criativo, e onde encontra inspiração para suas criações?

Antônio Tavarez-  Na madeira através da sua textura, cor, formas e cheiro, surgem esculturas onde encontro a realização dos meus anseios. Me inspiro na observação e empatia que sinto pelas pessoas, natureza e suas formas, gosto também de me expressar com poemas e pinturas, posso dizer que sou intuitivo e sigo minhas emoções.

Arte na Cuca – Onde as pessoas podem adquirir suas obras?

Antônio Tavarez- Atualmente tenho obras no Santa Mistura, Prinz Mercure, Giuseppe, e em Curitiba minhas obras podem ser encontradas na Galeria Um Lugar ao Sol, também podem entrar em contato comigo pelas redes sociais e pelo telefone (47) 988496614  como vê tenho trabalhado muito!

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *