Daniel Machado apresenta “Metaphorai”, no MAJ

O fotógrafo e artista Daniel Machado apresenta “Metaphorai”, que acontece no dia 21 de fevereiro às 15h no Museu de Arte de Joinville. A mostra conta com a curadoria das doutoras Alena Marmo Jahn e Nadja de Carvalho Lamas. “Metaphorai” é um desdobramento de “Fotografia Rizomática: O trajeto da Estrada Imperial Dona Francisca revelado na cartografia de memórias”, tema de sua dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, com orientação da Dra Taíza Mara Ruen Moraes.

Segundo o artista e pesquisador “O fio condutor dessa jornada e descobertas é o conceito de rizoma, de Deleuze & Guattari. A exposição revela na fotografia a capacidade de construir narrativas culturais que podem ir além da reprodução do visível, compõem narrativas de memória que abrem brechas no conhecimento historiográfico de determinadas culturas. Especificamente aqui, apreciamos a cultura da Estrada Imperial Dona Francisca a partir das narrativas e fotografias de seus habitantes, observando nos relatos e imagens relações e identificações com a estrada.”

A mostra não tem por objetivo definir ou trazer conclusões sobre o tema, mas sim criar relações e proposições que podem se modificar por meio do repertório e olhar do observador. Através das lentes e sensibilidade do artista, que em sua arte revela imagens históricas e culturais, nossos sentidos nos tornam seres viajantes capazes de viver as mais ricas experiências que a arte nos desperta.

Sobre a Estrada Imperial Dona Francisca

A Estrada Imperial Dona Francisca possui grande relevância histórica, tanto no âmbito regional quanto nacional, haja visto que ela foi uma das primeiras estradas carroçáveis da América Latina, tendo sua construção financiada pelo regime do império. Sua concepção inicial objetivava a ligação de todo território da Colônia Dona Francisca, possibilitando o tráfego e o comércio entre a região do planalto e do litoral, bem como a ligação do porto de São Francisco do Sul com o estado do Paraná (TERNES; VICENZI, 2001). No decorrer de sua história, a Estrada passou por diversas transformações, desde mudanças em seu trajeto, bem como de finalidades da estrada, que antes se destinava mais ao tráfego comercial e hoje, tem seu uso mais voltado para o turismo. (Trecho retirado da dissertação de Daniel Machado)

Quando? 21/02 Horário: 15h
Quanto? Entrada Gratuita.
Onde? Museu de Arte de Joinville. R. XV de Novembro, 1400 – América, Joinville – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *