Artista Plástico Joel Nespolo expõe MadeirArte no Cidade das Flores

Clique abaixo para ouvir a postagem

O artista plástico paranaense Joel Nespolo  inaugura a exposição MadeirArte, no dia 04 de outubro no Shopping Cidade das Flores, na sala em frente a Loja Makenji.  A mostra reúne 17 telas em diferentes técnicas e tamanhos, onde Nespolo apresenta uma perspectiva diferente sobre a vida, através dessa perspectiva, utiliza elementos que são encontrados na natureza transformando-os em arte. A exposição segue aberta para visitação até o dia 22 de outubro.

Com curadoria de Luciano Itaqui, as obras apresentadas em MadeirArte são em sua maioria composições criadas em madeira, em diferentes procedimentos, nesta mostra Joel apresenta também  13 relógios de parede, todos produzidos em madeira, 2 luminárias, uma feita com folhas de coqueiro e outra com madeira de imbuia, além de uma escultura criada com uma raiz de árvore.

Segundo o artista o primeiro passo é uma “caça ao tesouro” até encontrar as madeiras certas.  Depois, inicia-se um trabalhoso processo de marcenaria para limpar, lixar e cortar as peças. Só depois deste tratamento é possível revelar a cor da madeira, visualizar a montagem dos quadros e painéis, e projetar composições, cores e formas.

Cada obra conta uma história, todas trazem uma mensagem ,e mesmo as abstratas em madeira e vidro também  trazem suas reflexões,  a exemplo da obra “Addio” que traduzindo do italiano significa “despedida”, a ideia para esse trabalho surgiu após a morte da mãe de Nespolo, que ao ir limpar o quintal da casa de sua falecida mãe, uma semana após perde-la, encontrou as madeiras que compõe a obra. Já a obra “Tranformare”,  é uma composição de tinta acrílica sobre vidro, apresentando vários elementos que podem ser identificados pelo visitante, “é a vida em transformação”, destaca o artista.

Nespolo nos apresenta a prova de sua visão permitindo-nos contemplar as suas criações inovadoras e vermos através da sua óptica, considerando que a arte possui diversas linguagens, sendo ela a maior fonte de comunicação e expressão que une povos e culturas.

Joel já expôs seus trabalhos na Itália, quando participou da mostra Emotions of the world, que ocorreu no Castelo Douglas Scott, em Fombio, e na Galeria Spazzio Rosso Tiziano, em Piacenza.

O curador da exposição e Produtor Cultural  Luciano Itaqui,  destaca que a madeira utilizada por Joel na maioria de suas obras, é um plano de fundo para falar sobre sustentabilidade e sobre nossa relação com o meio ambiente “ Joel transforma em obra de arte toda madeira que encontra na natureza, retratando países que visitou, e também a natureza com cores vivas em um entalhe pontual, para as obras em metal escovado, as madeiras são compradas, aumentando ainda mais a beleza e a qualidade de seus trabalhos.”. Luciano ainda ressalta que todas as obras estão disponíveis para venda.

Pensando em todas as medidas preventivas para que a saúde e segurança dos visitantes sejam zeladas, o Shopping Cidade das Flores está com controle de fluxo para evitar aglomeração. O acesso de pedestres está sendo feitos pela rua Dr. João Colin, rua Mário Lobo e entradas do estacionamento.

Sobre o artista:

Joel Nespolo é natural de Santo Antônio da Platina/PR, seu talento se mostrou desde os tempos  de colégio, participando de uma mostra para novos talentos em Garça/SP. Desde 2008 dedica-se exclusivamente a arte. Sua técnica é diversificada utilizando várias formas de expressão, como pintura, gravura, desenho e escultura, empregando diferentes materiais, em breve abrirá turmas para aulas em seu ateliê.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *