Arte Postal inspira novo projeto da AAPLAJ

Foto de capa: Arte postal de Mirian Puerta para Sonia Rosa
Clique abaixo para ouvir a postagem

Foto da capa: Arte Postal de Mirian Puerta para Sonia Rosa

Os talentos da Associação de Artistas Plásticos de Joinville estão mobilizados em novo projeto em tempo de Covid-19, coordenados pela Presidente da Associação ,a artista visual Regina Marcis.


Os artistas lançaram no mês de julho o projeto de Arte Postal, que nasceu da necessidade de colocar em ação os anseios criativos dos 14 artistas que participam da ação.

Marcis revela que o objetivo da proposta é levar um pouco da arte produzida na AAPLAJ para a casa de amigos, colegas e entusiastas da arte local.

Arte Postal da artista visual Rosi Costa para o Jornalista Rodrigo Domingos
Foto: Reprodução Facebook Rodrigo Domingos

“Como não estamos podendo realizar nossas exposições, nossos encontros de estudo e criações para as exposições que estavam dentro do nosso cronograma anual de exposições, decidimos iniciar o projeto de Arte Postal. Estamos acompanhando o movimento do pessoal do Teatro, da Música e Dança, que estão se colocando em diversas mídias. Propus aos associados – depois de pesquisar um dos maiores artistas brasileiros que trabalharam com colagens – Paulo Bruscky, de Pernambuco, que nas décadas de 60 e 70 utilizou muito da ARTE POSTAL, visto que estávamos sob um regime pouco democrático e com rígida censura. Este artista, junto a outros trocavam arte e se comunicavam usando os Correios com toda a liberdade criativa ao longo de anos”.

Arte Postal da AAPLAJ


Regina fala de Paulo Bruscky, que no começo dos anos 1970, tornou-se um expoente da arte postal, ele prefere chamar de Arte Correio e sempre defendeu como modalidade de arte “antiburguesia, anticomercial e antissistema”. Logo articulou-se com o movimento internacional de arte postal e manteve intensa correspondência com membros dos grupos Gutai e Fluxus. “Arte é feita para circular” é uma das máximas de Bruscky.


O projeto da AAPLAJ foi dividido em duas etapas, na primeira os artistas endereçaram seus postais para os próprios colegas da associação, e na segunda etapa, ainda em andamento estão sendo agraciados com a arte postal , os atores de teatro, professores de artes, jornalistas e influenciadores digitais que se dedicam às artes.


Os artistas Lairton Valentim, Astrid Lindroth, Danuzia Monteiro, Denise Schlikmann, Denise Torrens Nunes, , Marc Engler, Marcelo Motta, Mirian Puerta, Regina Marcis, Roseana Harger, Roseli Sartori, Rosi Costa, Silvana Pohl, Sonia Rosa participam cada um com sua poética, enviando cartões que muitas vezes não precisariam da assinatura do remetente, pois ao primeiro olhar já se sabe de quem é a arte que chega pelo correio.


O projeto da AAPLAJ é sensivel ao momento e está sempre acompanhado de palavras de conforto, afeto e resistência.

Arte postal da artista plástica Denise Schlickmann para Sonia Rosa

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *