Tarde Cultural – Arte Para Todos/SOIS, tem atrações culturais e discussão sobre saúde mental e dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Tarde Cultural do Arte para Todos em parceria com o SOIS, acontece no dia 13 de junho (quinta),das 14h às 17h30, na sede do IMPAR. O evento faz alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05) e contará com a inauguração do palco externo na sede do IMPAR, com estreia da remontagem da peça “Olhares” – Grupo de Teatro Arte Para Todos.

A 3ª Tarde Cultural promovida pela equipe Arte Para Todos/SOIS, tem como intuito promover discussões sobre saúde mental e inclusão, conta com programação diversificada para todos os públicos e comunidade que forem prestigiar o evento.

Entre as atrações especiais, está a bailarina Laura Flores, que vai falar sobre o livro “ Dança das Flores – Inspirando Vidas”, lançado em 2018 e que narra a sua trajetória depois de um diagnóstico de Síndrome de Susac, uma doença autoimune rara, que afeta os sentidos, especialmente a visão e audição. Durante  evento estará disponível disponível para compra o livro “O seu olhar melhora o meu – Cinco Anos do Programa Arte para Todos”, da jornalista Iraci Seefeldt, lançado este ano.

A participação é gratuita e aberta à comunidade. O público pode colaborar trazendo doces, salgados, sucos e outros itens para partilhar com os demais participantes do evento, no café colaborativo que será servido durante a tarde.

Programação

14h – Inauguração do palco externo com os músicos convidados José Mauro Silva e Bárbara Perão, da Unidade Experimental em Música do IMPAR.

14h20 – Apresentação do manifesto cênico “Grupo de 8 com 12”, do grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos.

14h30 – Apresentação dos integrantes da Oficina de Dança do SOIS.

14h45 – Aula aberta com o professor Robson Benta e com alunos do Laboratório de Teatro do NAIPE.

15h15 – Roda de conversa com a bailarina Laura Flores, autora do livro Dança das Flores – Inspirando Vidas.

15h45: Lanche coletivo – colaborativo.

16h15: Apresentação do grupo “Musicalmente”, mantido pelo SOIS e formado por usuários e profissionais da Rede de Apoio Psicossocial de Joinville (RAPS).

16h30 – Estreia da remontagem da peça “Olhares”, com o Grupo de Teatro Arte para Todos.

17h30 – Encerramento.

Sobre “Olhares” – Remontagem 02. Versão 2019.

Sinopse:

O tempo, inevitavelmente provoca mudanças em nós e em tudo o que nos cerca. No Arte para Todos, nossos olhares também mudaram. Criada pelo grupo em 2013, a peça mantém sua proposta original: no palco, os atores olham para o mundo, o mundo olha para eles e o grupo olha para si mesmo. Vários “Olhares” vivenciados por pessoas que muitas vezes são invisíveis na nossa sociedade. Mas o que eles levam para a cena agora, cinco anos depois, é uma consciência maior sobre os lugares que ocupamos na vida em sociedade e das diferenças entre como “EU ME VEJO” e como “O MUNDO ME VÊ”. Para que sejam respeitados os atores precisam olhar para si de forma independente. A compreensão de suas possibilidades, mais do que suas limitações, é fator fundamental para uma existência plena, para eles e para todas as pessoas. Ao se colocarem com suas verdades no palco os atores desafiam todos nós ao exercício da empatia e do resgate da nossa humanidade.

Duração: 30min.

Classificação indicativa: Livre.

Realização: Programa de Formação Cultural Arte para Todos e Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR. Apoio: Prêmio de Cultura Popular – Edição Selma do Coco 2018 /Categoria Acessibilidade Cultural –Governo Federal.

Ficha técnica:

Direção: Robson Benta

Assistência de direção: Nathielle Wougles

Elenco: Alan Maciel, Dainara Elis do Amaral, Everton Correia, Fabiane Tasca, Jocemar da Costa Leite, Julia Gonçalves Prim, Márcio Lopes, Nathielle Wougles.

Roteiro original: Robson Benta, Maria Fortuna, Nathielle Wougles, Simone Marcela Oliveira e Iraci Seefeldt.

Roteiro adaptado, versão 2019: Robson Benta, Nathielle Wougles, Iraci Seefeldt e elenco

Trilha sonora: Jacson Araújo (2013)

Quando? 13/06. Horário: Quinta, das 14h às 17:30
Quanto? Entrada Gratuita
Onde? Sede do IMPAR – R. Salgado Filho – Saguaçu, Joinville – SC

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *