Oficina de cultura popular inicia nesta sexta-feira na AMORABI

Inicia no dia 26 de outubro a oficina “Arte de brincar na cultura popular: Vivências Pedagógicas de Bumba-Meu-Boi e outras Manifestações da Cultura Popular”, ministrada pelo mestre Tião Carvalho. As atividades são gratuitas e foram pensadas para dois momentos que serão divididos em dois encontros, o primeiro acontece de 26 a 28 de outubro e o segundo de 09 a 11 de novembro.

A oficina tem como objetivo, sensibilizar através de manifestações populares brasileiras, uma nova percepção sobre relações humanas, socialização de conhecimento, construção de valores nos indivíduos e sobre o “ser educador”.

Os conteúdos abordados durante os encontros trazem como referência conhecimentos acerca do Bumba-meu-boi, Ciranda de Roda, Quadrilha (Tambor de Crioula e São Benedito), da Cultura do Reisado, do Cacuriá, das danças e manifestações carnavalescas, da Dança do Lelê e a Dança do Baralho. Além disso, também haverá destaque para as brincadeiras de roda, cantigas populares e danças populares brasileiras.

 

 Sobre o Ministrante da oficina

Considerado um dos grandes nomes da cultura popular brasileira, o Mestre Tião Carvalho começou a se interessar pela cultura popular ainda criança, influenciado principalmente pelo pai Feliciano Pepe e sua família maranhense, festeira de tradição, participando das manifestações populares do Maranhão. Em 1979, passou a fazer parte do elenco do Teatro Vento Forte, trabalhando como ator, dançarino e músico. No ano seguinte, foi para a cidade de São Paulo onde desenvolveu um significativo trabalho de transformação social em sua comunidade. Tião Carvalho realiza diversos trabalhos educativos, ministrando cursos, oficinas e vivências de músicas e danças brasileiras em escolas, universidades, eventos, projetos, entre outros, por todo o Brasil e exterior há mais de 40 anos. Dedica-se à pesquisa e transmissão das mais variadas manifestações da cultura popular brasileira, especialmente as do norte e nordeste do país, como as danças de caixas (cacuriá, quadrilha, bambaê), ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, maculelê e outras brincadeiras tradicionais. Em reconhecimento, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o Título de Cidadão Paulistano (2004) e continua acreditando neste trabalho artístico-cultural como instrumento de educação.

A oficina faz parte do Projeto Viva a Cultura Popular, contemplado pelo edital do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) da Prefeitura de Joinville, com realização da Amorabi, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

SERVIÇO

Oficina Arte de Brincar na Cultura Popular: Vivências Pedagógicas de Bumba-Meu-Boi e Outras Manifestações da Cultura Popular

Carga horária: 28h/aula
Número de vagas: 45

Cronograma

1º Encontro:

26 de outubro – sexta – 19h às 22h
27 de outubro – sábado – 9h às 12h e 14h às 18h
28 de outubro – domingo- 9h às 13h

2 º Encontro:

09 de novembro – sexta –19h às 22h
10 de novembro – sábado – 9h às 12h e 14h às 18h
11 de novembro – domingo – 9h às 13h

Amou tudo que leu e não quer perder a oportunidade de participar dessa experiência? Para fazer parte da oficina, basta realizar sua inscrição pelo e-mail [email protected].

FONE: (47) 3465-2075 ou pelo WhatsApp (47) 99162-5762, com Letícia Helena. ENDEREÇO:  Amorabi, rua dos Esportistas, 510, bairro Itinga

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *