Instituto Ímpar realiza workshops por meio do projeto “Arte para Todos”

Contemplado no edital Elizabete Anderle 2019, o “Arte para Todos” teve dois projetos aprovados nas áreas de Teatro e Artes Visuais, tendo como proponentes o professor de teatro Robson Benta e a agência cultural Aquele Trio, ambos parceiros do IMPAR. Os projetos têm como proposta compartilhar práticas e princípios metodológicos do Arte para Todos em seis diferentes cidades de Santa Catarina.
 Serão executados no primeiro semestre de 2020:

TEATRO – Realização de três workshops de teatro inclusivo, nas cidades de São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Florianópolis, para professores e outros profissionais que atuam em processos de inclusão de pessoas com deficiência na escola e outros ambientes. Cada workshop terá duração de seis horas e capacidade para 30 alunos, totalizando 18 horas de formação e 90 profissionais sensibilizados e instrumentalizados nas técnicas de arte inclusiva.

ARTES VISUAIS – Realização de cinco workshops de artes visuais, nas cidades de São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Jaguaruna, Gaspar e Florianópolis, para professores e outros profissionais que atuam em processos de inclusão de pessoas com deficiência na escola e outros ambientes. Cada workshop terá duração de quatro horas e capacidade para 30 alunos, totalizando 20 horas de formação e 150 profissionais sensibilizados e instrumentalizados nas técnicas de arte inclusiva.

Como contrapartida social dos projetos, em cada uma das cidades contempladas serão realizados os encontros didáticos “Diálogos Arte para Todos”. Destinados a pessoas com deficiência ou transtorno mental e familiares, os encontros têm 1h30 de duração e são conduzidos pelo professor de artes visuais ou de teatro (de acordo com o projeto) e a terapeuta ocupacional. Neles são apresentadas práticas artísticas e princípios metodológicos do Arte para Todos e realizada uma roda de conversa para troca de experiências sobre as possibilidades da experimentação artística como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social e cultural.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *