Impar promove oficinas de Artes Visuais e “Diálogos Arte para Todos”

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) promove em novembro e dezembro uma série de oficinas online e gratuitos de capacitação no método Arte para Todos, nas modalidades de Artes Visuais e Teatro. O evento é voltado para estudantes e profissionais de educação, cultura, assistência social e saúde que atuam em processos de inclusão de pessoas com deficiência e transtorno mental. A iniciativa tem a proposta de compartilhar práticas e princípios metodológicos do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, levando aos participantes estratégias e ferramentas que colaborem com os processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência e transtorno mental (crianças, adolescentes e adultos) em ambientes funcionais e sociais.

As oficinas de Artes Visuais e de Teatro são uma realização do governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes – edição 2019. Ambos têm como contrapartida cultural a realização de uma série de encontros didáticos “Diálogos Arte para Todos”, destinados a pessoas com deficiência ou transtorno mental e familiares, que serão realizados também no ambiente virtual, por meio de lives na página do IMPAR no Facebook e pelo canal do instituto no YouTube, com participação de profissionais convidados das cidades integrantes do projeto.

A primeira série de oficinas de Artes Visuais e “Diálogos Arte para Todos” será de 19 a 28 de novembro.  O número de vagas, porém, é limitado a 30 pessoas em cada turma e as inscrições poderão ser realizadas a partir desta terça-feira, 10 de novembro. As inscrições serão divididas em dois lotes, o primeiro lote será voltado exclusivamente para profissionais das cidades contempladas no projeto (São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Jaguaruna, Gaspar e Florianópolis) – Abertura das inscrições em 10 de novembro pelo link https://forms.gle/AcowHuJoDszCJB257

O segundo lote será aberto para participação de pessoas de qualquer região do estado ou do país – Inscrições a partir do dia 16 de novembro, pelo link https://forms.gle/AcowHuJoDszCJB257

Oficinas Artes Visuais para Todos

São conduzidos pelo professor de artes visuais José Mauro Silva, com intensa pesquisa e vivência em arte inclusiva, e assistência da terapeuta ocupacional Nathielle Wougles, com fluência em Libras, estudos focados em arte inclusiva e ampla experiência no tema. Durante os encontros, a dupla de profissionais realiza uma abordagem prática, com realização de dinâmicas artísticas e aportes conceituais e técnicos embasados na metodologia do Programa de Formação Cultural Arte para Todos. O objetivo do trabalho é ampliar o nível de consciência dos participantes sobre estratégias e ferramentas que colaborem com os processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência em ambientes como escolas, instituições e mercado de trabalho; buscando desenvolver conhecimentos para gerar corresponsabilidade na construção de um ambiente seguro, de respeito, empático e proativo.

As oficinas serão divididos em cinco turmas, cada uma com 30 vagas. Cada workshop terá duração de quatro horas. As atividades vão envolver a participação direta de 150 professores e outros profissionais que atuam em processos de inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno mental – indiretamente, estima-se que o número de pessoas impactadas pelo projeto chegue a 1.500 pessoas, devido ao potencial de disseminação de informação e conhecimento do público-alvo.

Oficinas de Artes Visuais e Diálogos Artes para Todos – Programação geral: 19 a 28 de novembro/2020.

Oficinas 23 a 27 de novembro, das 18h às 22h.

5 turmas. 30 vagas por turma. Carga horária de cada turma: 4h

Diálogos: 19, 21 e 28 de novembro.
19 de novembro: 19h (1º encontro)
21 de novembro: 10h (2º encontro) e 15h (3º encontro)
28 de novembro: 10h (4º encontro) e 15h (5º encontro)

*Duração de cada encontro: 1h30

Quando? 19 a 28 de novembro .
Quanto? Gratuito.
Onde? Por meio do link: https://forms.gle/AcowHuJoDszCJB257

Informações:
Nathielle Wougles, Presidente do IMPAR

[email protected] (47) 9 9221-8345

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *