Espaço Cultural lança livro infantil “Brincar é Fazer História”

Clique abaixo para ouvir a postagem

A arte-educadora e empresária Vanessa Petermann, organiza a produção do livro infantil “Brincar É Fazer História”, da Escola de Arte Pequeno Picasso, no município de Penha-SC.  Alguns dos objetivos para realização do projeto foram a necessidade de promover vivências através do brincar, motivar a escrita e leitura e incentivar o desenhar com embasamento teórico.

Toda a construção do livro foi elaborada durante as aulas e as histórias foram elaboradas com a colaboração dos alunos, para isso, experiências, depoimentos de escritores, atividades de escrita, rodas de conversa, brincadeiras, laboratórios, vivências de socialização e passeios fizeram parte do cotidiano escolar. As ilustrações também são fruto de trabalho coletivo,  as crianças receberam aulas de desenho direcionada  e o livro tem a capa e contracapa colorida em aquarela.

Composto de 11 histórias tem as letras dos textos em caixa altas, favorecendo a inclusão das crianças em fase de alfabetização. Os desenhos são originais e em preto e branco, para o leitor poder colorir e assim, ter a sensação de participar na construção da obra.
Cada um dos 35 autores receberá uma quantidade de livros e poderá vender ou doar, a decisão é a cargo dos participantes.

Autores

Aldo Andrade, Amanda Caroline Francez, Andréa Bernardino, Ariel Pittelkow Shulz, Arthur Bertoldi Gonçalves, Beatriz Petermann Pereira de Andrade, Bernardo Pertussatti, Carolina Cunha Novochadlo da Costa, Daiane Tavares, Davi Amorim da Rocha Coutinho, Enrico Elias de Souza, Eric Dalri Estamado, Fábio Policarpo, Giulianna Paula Bertagnolli, Helena da Silva Luz, Heloísa de Andrade Schneider, Iago Quadros Triches, Joana Piccoli Bergamann, Joana Isabelli Figueredo da Silva, João Pedro Roling Wöhlke, Júlia Custódio, Julia Krueger Custódio, Kauã Mendes Fenerich, Lavínia Casagrande Linhares, Lorenzo Côrrea Benites, Luíza Custódio, Luma Gonçalves Teixeira Bezerra , Maíra Custódio, Maria Eduarda Olive Felix, Martin Elias de Souza, Matheus Inácio Soares dos Santos, Miguel Krüger Ringenberg, Sofia Isabel Krüger, Vanessa Petermann , Vinícius Arestides Merlo.

Sobre a organizadora, Vanessa Petermann

É Arteterapeuta pelo Incorporarte – Rio de Janeiro e Arte – Educadora gradada pela  Universidade Regional de Blumenau – FURB. Tem formação em cursos de pintura em tela, aquarela, desenho, tecelagem e contação de histórias.
Participou de exposições de arte e entrou em salão de arte com pinturas em tela e aquarelas. Possui experiência docente desde o ano de 2000 com crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas, particulares e ong.

Empresária, educadora, arteterapeuta, produtora cultural, curadora e sócia do Pequeno Picasso Espaço de Arte, Penha/SC.

Imortal pela Academia de Letras do Brasil – Santa Catarina Seccional Penha, ocupa a cadeira número 22. Ilustradora e autora dos livros: –  Capitão Perna de Gancho, 1° edição dezembro/2017, 2° edição março/2018. – Encontro com a Lenda, 1° edição junho/2018.
Autora no livro “Olhares sobre Penha” (antologia), Academia de Letras de Santa Catarina – Seccional Penha, 1ª edição dezembro 2018.

Curadora da exposição “Arte que Transforma” do Pequeno Picasso Espaço de Arte no Centro Cultural Luiz Telles em Balneário Piçarras, novembro 2018.

Produtora executiva e figurinista do curta-metragem infantil “Capitão Perna de Gancho”, novembro 2018.

Recebeu Honra ao Mérito da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina pelo conjunto da obra em prol das Artes em Santa Catarina, pelo exemplo de garra e determinação aos compromissos artísticos. 1º Arteculli, Governador Celso Ramos, dezembro 2018.

Recebeu Moção de Aplauso pelo trabalho de ilustração do livro intitulado “Capitão Perna de Gancho”, obra que também ganhou uma versão curta-metragem. Câmara de Vereadores de Penha/SC, 15ª Legislatura, dezembro 2018.

Quando? 12 de dezembro.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Câmara de Vereadores. Av. Eugênio Krause, 94 – Centro, Penha – SC

Contato: (47) 99133 3086

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *