Equipe Arte na Cuca realiza oficinas durante exposição do projeto “Schwanke Destaque 2019”

As oficinas acontecem no sábado, 20 de julho das 10h às 16:30 min, durante a exposição “A expressão reta não sonha: os devaneios de Schwanke”, no pavilhão de exposições do Instituto Internacional Juarez Machado.

No mês de julho, as escolas entram em recesso e fica a pergunta: O que fazer para que as crianças aproveitem o tempo sem ter que contar somente com os celulares, tablets, computadores e passeios aos Shoppings?

Pensando em proporcionar um momento educativo e divertido, repleto de arte, cultura e fazer artístico, o ARTE NA CUCA realiza o primeiro “Arte nas férias”, que conta com o apoio do MAC Schwanke e do Instituto Internacional Juarez Machado. O projeto tem como objetivo proporcionar mais uma opção de lazer cultural tanto para as crianças – arte em família –  quanto para o público adulto.

Para realizar as oficinas, não haverá necessidade de inscrição prévia, ou chegada com horário marcado, pois a intenção é que tanto o público infantil quanto adulto consiga visitar a mostra e participar da ação educativa durante toda atividade.

Sobre as oficinas

Schwanke Perfis – Vivências lúdicas em pintura e objetos

Pensadas para trabalhar de forma lúdica alguns dos suportes, conceitos e matéria-prima presente na obra do artista, as linguagens selecionadas foram a pintura e a colagem/assamblage.

Oficina 01 – (Pintura em PVC – Perfis Plásticos)

– Cada participante receberá uma placa de forro de PVC 30×22 e após breve conversa sobre a exposição, materiais e biografia do artista, ficará livre para criar partindo dos perfis de plástico ou do perfil de seu próprio rosto (com ajuda de um espelho).


Oficina 02 – (Colagem de tampinhas de garrafa PET sobre suporte de papelão revestido com jornais e revistas).

–  Também após breve conversa sobre a exposição, materiais e biografia do artista, por meio de suportes não convencionais e tampinhas de garrafa PET coloridas, os participantes serão convidados a pensar sobre o conceito de apropriação, repetição e seriação presentes na obra de Schwanke , criando seus trabalhos a partir de observações da exposição.

Sobre a arte-educadora

Foto: Divulgação

Celiane Neitsch

É arte-educadora formada pela Univille (2018) e cursa pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela Unicesumar/PR. Durante a graduação, foi aluna do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Participou de diversos simpósios, palestras e workshops na área de arte e arte – educação, que contavam com nomes como : Luciano Buchmann, Nadja de carvalho Lamas, Alena Marmo Jahn, Silvia Sell Duarte Pillotto, Mirian Celeste Martins, Sérgio Adriano H, Monica Hoff, Luciana Ostetto, entre outros. Trabalhou como monitora no Instituto Internacional Juarez Machado, Galeria do SESC-Joinville e como arte-educadora em exposições organizadas pelo Picta Escritório de Arte. No ensino formal e não formal, atuou como professora atelierista no “Espaço Cultural Traços e Atos” e professora de arte no “Centro Educacional Micherrot” e na “Escola Querubim”.

Quando? Sábado, 20 de julho | Horário: Das 10h às 16:30min
Quanto? R$20 por participante (pais que auxiliam os filhos durante as atividades não pagam) *Não aceitamos cartões.
Onde? Instituto Internacional Juarez Machado. R. Lages, 994 – América. Joinville – SC.

Recommended Posts

Nenhum comentário por enquanto!


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *