Educação

Inclusão e acessibilidade em foco no Seminário e Mostra Arte para Todos 2018

Na semana do dia 24 a 27 de outubro, acontece o “Seminário e Mostra Arte para Todos 2018”. Com o tema “Nada sobre nós, sem nós!”, o evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR), com o apoio do SESI/Fiesc, da Clic Propaganda e RW Contadores, e tem patrocínio do SESC e FITEJ. Focado na inclusão e acessibilidade, contará com diversas atividades como oficinas e vivências artísticas, e apresentações e sessões de cinema que serão abertas e aptas a receber pessoas com ou sem deficiência. As atividades durante o seminário destinam-se a artistas, estudantes, profissionais, especialistas de diversas áreas e demais interessados.

Novidades

Para edição deste ano, novas atrações foram programadas, contemplando outras formas de arte como o cinema, com a mostra “Cine Arte para Todos”. Durante as exibições, o público presente terá a oportunidade de dois filmes: “Olhando para as Estrelas”, documentário dirigido por Alexandre Peralta, que conta a história de duas bailarinas que fazem parte da única escola de ballet para cegos do mundo, sediada em São Paulo e fundada por Fernanda Biachini; e Síndrome de Clown, que também é um documentário dirigido por Norlan Silva, com produção de Bia Alvarez, que conta a história de Karla, que é Clown, e Lígia, que é Down, e a relação de amizade construída por meio da palhaçaria. As exibições acontecem no Teatro do SESC, com entrada gratuita.

Outra novidade é o “projeto Experiências Inclusivas”, com a participação de artistas convidados que comentam um pouco sobre seus cases e histórias envolvendo arte e inclusão. Para contemplar outras linguagens artísticas, quatro oficinas fazem parte da programação; duas de dança e duas de teatro. As primeiras (dança) serão ministradas pelas professoras; Fernanda Biachini, diretora do Balé de Cegos e Ana Ciscato, diretora da Cia. Lápis de Seda.

Na sexta é a vez do teatro. Durante a manhã a oficina será ministrada pela professora Manoella Carolina Rego, diretora do Grupo de Teatro Libração, que trás o Teatro Playback para a cena. No início da tarde, o professor e diretor do grupo de teatro “Arte para Todos”, Robson Benta, é quem comanda a última oficina com o tema: “Teatro Inclusivo na Escola”.

Mostra Didática, Vivência Artística e debate

Também faz parte da programação, a apresentação do projeto “Toda história merece ser contada”, com os integrantes da Oficina de Teatro do SOIS/Arte para Todos, e as exibições da Mostra Didática, com participação de alunos, pais e professores. Para dar continuidade, haverá exposição de trabalhos dos alunos das oficinas de vivência artística em dança, música e teatro, promovidas pelo Centro de [Trans]formação Cultural Arte para Todos – IMPAR/AJAICE.

No dia 27, acontece na sede do IMPAR/AJAICE a oficina de Vivência Artística em Artes Visuais, conduzida pelo professor José Mauro Silva. A atividade é gratuita, com inscrições no local, mas os participantes deverão trazer contribuições (doces, salgados, frutas, sucos e outros) para o Café Colaborativo que será servido durante a oficina.

Para quem deseja acompanhar os debates, estes, serão mediados por profissionais de diversas áreas relacionadas, formado por Cristiane Silva (psicóloga), Viviane Araújo (consultora em diversidade e inclusão), Iraci Seefeldt (jornalista e produtora cultural), Luciana Hommrich (empreendedora social) e Maria Cristina Dias (jornalista e escritora), conduzidos na forma de roda de conversa.

 

ONDE? Sesc (R. Itaiopolis, 470 – América), Museu de Arte de Joinville (R. XV de Novembro, 1400 – América) e Centro Arte para Todos (R. Salgado Filho – Saguaçu).

QUANDO? 24, 25, 26 e 27 de Outubro

QUANTO? Entrada gratuita, as inscrições podem ser feitas através do Sympla ou no dia do evento, sujeito a disponibilidade. Os preços para participação nas oficinas (teatro e dança) são R$ 30,00 (antecipado) via Sympla ou R$ 50,00 no dia do evento.

Comentários (0)

Deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *