Destaque

Projeto leva música instrumental brasileira a estudantes

Começa no dia 16 de outubro, a 3ª edição do “Sarau# nas Escolas”. O projeto leva música instrumental brasileira gratuitamente a crianças em colégios do Ensino Fundamental de Joinville. Os estudantes poderão conhecer e aprender mais sobre o Chorinho, em apresentações divertidas e criativas realizadas pelo Sarau# Trio, grupo que tem como foco o incentivo às iniciativas musicais autênticas nas reinterpretações da música brasileira. Além disso, as apresentações contam com a presença da contadora de histórias Angela Finardi e de seu companheiro, o o boneco Joaquim – uma novidade deste ano, contando histórias brasileiras, o que proporcionará a criação de uma interação maior entre a música, o teatro e a literatura. Contemplado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, as apresentações de 16 a 30 de outubro e contam o patrocínio da Fremax. A realização fica por conta da “Sarau# Produções”, em parceria com a “Agência Cultural AqueleTrio”.

Com piano, sax/flauta e percussão, a apresentação de chorinho é realizada em meio a uma performance cênica, com figurinos de Caren Negrelli. Esta edição conta com algumas novidades: roteiro, direção cênica e atuação de Angela Finardi, e a estreia de Joaquim, um boneco de espuma criado por Muriel Szym, que interage com a criançada. Também haverá contação de histórias.

No repertório estão músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hamilton de Hollanda, entre outros compositores. Com isso, os alunos poderão conhecer um pouco mais do Choro, um estilo que surgiu no Brasil no século 19 e se caracteriza pela execução extremamente elaborada. O Choro é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São parceiros nesta edição, a Univille, Mídia Quatro Filmes e C.E.M. – Centro de Estudos Musicais.

O projeto Sarau# nas Escolas acontece desde 2014 pelo Sarau# Trio, que é formado pelos músicos Marisa Toledo (piano), Cláudio Moraes (sax/flauta) e Rafael Vieira (percussão), de Joinville. Ao todo já foram atendidados mais de 6 mil estudantes, sendo a maioia de escolas da rede pública.

Os músicos e participantes:

Cláudio Moraes – flauta transversa e saxofones: Saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça 1993-2000). Participou de turnê pelo Estado de Santa Catarina com o artista Juca Chaves (2003). Integrou a Tem Tutano – Banda de Rua (2005 e 2006), integrou o grupo Pé de Crioula, a convite da cantora Ana Paula da Silva num projeto didático musical de samba e choro em Joinville/SC (2007).
Marisa Toledo – piano

Marisa Toledo – piano: É pianista diplomada com aperfeiçoamento pelo Conservatório de Música Profa Vany Knoll em 1992, graduada em Pedagogia (1999 – ACE, Joinville/SC), com especialização em Música Popular Brasileira pela FAP/PR (2005-2006). Representante brasileira no Encontro Internacional de Músicos em Langenhagen, em 1989. Pianista com larga experiência no ensino do piano, teoria musical, musicalização infantil, acompanhamento de corais e cantores de câmara (desde 1990). Foi ainda pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2000-2003), diretora e professora do Art & Som – Centro Livre de Artes Integradas (2004) e coordenadora da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura entre 2009 e 2011. Pianista e vocalista do AQUELETRIO – Música Instrumental (2005 a 2007). Produziu o Songbook Crioula – Ana Paula da Silva (2012). Integrou o Conjunto de flautas Doces Compassolivre de 1998 a 2013 como pianista.

Rafael Vieira – percussão: Estudou bateria com André Steuernagel, Adriano Cidral, Mauro Uhlig, Mario Jr., Rodrigo Paiva, Mauro Borghezan e Endrigo Bettega e participou de ofcinas e master classes na área de bateria e produção musical com grandes nomes do cenário musical brasileiro. Participou de gravações do CD do americano Rex Johnson (quando tinha apenas 15 anos), e ainda dos CDs dos grupos Os Depira, Circus Musicalis, Banda Dona Chica, Dudu Godoi, DVD Grupo de Percussão de Itajaí entre outros.

Angela Finardi ‐ roteiro, direção e atuação: É contadora de histórias, atriz, diretora teatral e preparadora corporal e vocal de performers. Possui Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Coordena o Programa Institucional de Artes Cênicas da Universidade da Região de Joinville ‐ UNIVILLE e o Projeto Palhaçoterapia na mesma instituição. É atriz e produtora da Metamorfose Cia Cênica. Contabiliza na sua experiência artística ao longo de 25 anos, mais de cinquenta espetáculos, nos quais atuou, produziu e/ou dirigiu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários (0)

Deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *