Curso de Teatro Físico e Mimica com Umberto Rosichietti

Oficina para quem quer adquirir a técnica da mimica, que permite de criar “tudo do nada”; e do teatro físico, ótima ferramenta pra palhaços, malabaristas, dançarinos, músicos que quer melhorar a eficácia do seu “estar no palco” através da consciência de seus corpos e da dinâmica que relacionam o corpo com o “espaço cênico”. Na oficina serão introduzidos elementos de criação nos quais os participantes poderão por em pratica as informações adquiridas.

Inscrições até 15-03-2018 – R$ 250,00
Inscrições entre 16-03-2018 e 31-03-2018 – R$ 280,00
A partir do dia 01-04-2018 – R$ 300,00.

FICHA TÉCNICA
O que è o teatro fisico?
Teatro Físico è um trabalho que coloca a fisicidade do artista em primeiro plano no resultado estético final de uma performance, normalmente os grupos que se definem como teatro físico trabalham com o suporte de outras linguagens como: mímica, dança teatro, acrobacia sole e aérea, etc. A definição comum para Teatro físico é de um trabalho que pode se utilizar de texto, mas tem como foco principal o trabalho físico dos artistas, seus corpos seus movimentos no espaço. Um teatro extremamente visual onde a gestualidade/movimentação é o elemento primordial, colaborando ou as vezes substituindo a dramaturgia textual, também podendo substituir o cenário ou elementos cênicos pelo movimento/corpo dos artistas. O termo teatro físico, tem sua origem na Inglaterra na década de 70 pelo ator/dramaturgo/diretor Steven Berkoff que depois de ter estudado em Paris com Jacques Lecoq e Etienne Decroux retornou a Inglaterra adaptando e dirigindo espetáculos sobre textos clássicos, explorando ao máximo a capacidade física de seus atores, a crítica inglesa na época sem saber como definir o trabalho de Berkoff, o chamou de teatro físico. Teatro físico então nasceu na necessidade de definir um teatro mais visceral, vivo, em movimento, colocar o corpo como elemento tão importante é necessário como a voz, em uma época onde a maioria dos atores eram apenas repetidores de texto.

Materiais necessários: 
1- Roupa confortável pra trabalho físico (calça comprida, camisa com manga possivelmente preta). 2- Um cabo de vassoura de madeira sem plastico.
Duração: 3 horas por dias em 3 dias, max 20 partecipantes.
Os partecipantes deveran comunicar qualquer problema fisico incompativel com o trabalho fisico.

Curriculu Umberto Rosichetti

Formação

Formado en Teatro Fisico no Atelier de Featro Fisico Philip Radice,
Torino, Italia. 2011-2013

Formado en Clown no Teatro C’Art com Andrè Casaca
Castelfiorentino (FI), Italia. 2015

Otras formaçao

Acrobacia Aerea Circo da Lua com Ivana Nistico
Teatro e Palhaçaria Circo da Lua com Ivana Nistico
Capoeira Angola Centro Capoeira Angola Ouro Verde Uruçuca 2016

Danza Aerea Circo do Capao com Jade Gueva
Capoeira Angola Vale do Capao com Lior “Neve” 2014

Acordeão Atelier Teatro Fisico com Dario Mimmo 2013

Combattimento scenico Atelier Teatro Fisico com Alberto di Candia 2012

Acrobacia de chão Reale società di ginnastica di Torino
Perna de pao Teatrazione com Italo Fazio 2011

Improvicaçao teatral Gruppo “Imprò” Voci e Progetti, Perugia
Malabares e movimento F.N.A.S. com Anthony Trahair 2010

Improvicaçao teatral Gruppo “Imprò” Voci e Progetti, Perugia 2009

Conhecimentos complementares

Clown. Mimica. Pantomima. Improvicaçao teatral. Perna de pao. Malabares com bolinhas, clavas, staffa e fogo. Monociclo. Acrobacia. Trapecio. Tecido. Acordeão.. Manejo de armas. Capoeira. Tecnica de iluminaçao de palco.

Trabajos realizados

2016

Profesor de circo no projeto social “Circo para todos” e membro da compagnia de circo e palhaçaria Circo da lua en Serra Grande, Uruçuca, Bahia, Brasil.

2012-2015

Palhaço e artista de rua solista en Italia e Brasil.

2009-2011

Ator, malabarista e equilibrista na perna de pao com a compagnia de teatro de figura
“ATMO, Piccolo nuovo Teatro”.

2007-2009

Coordenador e profesor no laboratorio de malabarismo e perna de pao “Academy Circus” Perugia, Italia.

Data

03 abr 2018 - 05 abr 2018

Localização

AJOTE
Rua XV de Novembro, 1383 - América
Categoria
Comentários (0)

Deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *