Cinema

CineSesc discute o encontro e suas complexidades

A programação do CineSesc para o mês de outubro, terá como tema as “Poéticas do Encontro”, suas complexidades e possibilidades de desdobramento.  Foram selecionados 9 filmes de diversas parte do mundo que exploram desde de questões do cotidiano, até ficção.

As exibições acontecem sempre nas terças e quartas-feiras, às 19h30, no Teatro do Sesc, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).

 

02/10 às 19h30

Táxi Teerã

Sinopse: O taxista Jafar Panahi percorre as movimentadas ruas de Teerã. Conversando com os passageiros ao longo do trajeto, o diretor retrata os contrastes da sociedade iraniana, entre o riso e a emoção, levantando questões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

Direção: Jafar Panahi
País de origem: Irã
Lançamento: 2015.
Gênero: Drama
Duração: 82 min.
Classificação: 10 anos. Legendado.

 

03/10 às 19h30

A Passageira

Sinopse: Magallanes leva uma vida pacata, mas tudo muda quando Celina, uma mulher que ele conheceu nos violentos anos em que foi um soldado do Exército peruano e lutou contra o Sendero Luminoso, entra em seu táxi. Este reencontro inesperado, depois de 25 anos, fará o homem se arriscar para tentar ajudar Celina a arrecadar dinheiro e talvez assim encontrar uma forma de se redimir por seu passado obscuro.

Direção: Salvador Del Solar
País de origem: Argentina/Colômbia/Espanha/Peru
Lançamento: 2015
Gênero: Drama
Duração: 109 min.
Classificação: 14 anos. Legendado.

 

09/10 (ter), às 19h30

Eu, Daniel Blake

Sinopse: Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Mas, o que ele não esperava era esbarrar na excessiva burocracia instalada pelo sistema, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie, a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

Direção: Ken Loach
País de origem: França/Reino Unido
Lançamento: 2016
Gênero: Drama.
Duração: 105 min.
Classificação: 12 anos. Legendado.

 

10/10 (qua), às 19h30

Tango Livre

Sinopse: Jean-Christophe é um agente penitenciário com uma vida pacata e sem história. Sua única alegria são suas aulas de tango, onde um dia conhece Alice, recém-chegada. Inesperadamente, ele a reencontra na sala de visitas da prisão onde trabalha, quando ela vai visitar dois detentos: seu marido e seu amante. Atraído por essa mulher, Jean- Christophe irá quebrar todas as regras que regeram a sua vida até então.

Direção: Frédéric Fonteyne
País de origem: Bélgica/França/Luxemburgo
Lançamento: 2012
Gênero: Drama
Duração: 98 min.
Classificação: 14 anos. Legendado.

 

16/10 (ter), às 19h30

A Ovelha Negra

Sinopse: Em um tranqüilo vale de fazendas na Islândia, dois irmãos que não se falam há 40 anos, precisam se unir para salvar o que há de mais valioso para eles – suas ovelhas.

Direção: Grímur Hákonarson
País de origem: Islândia
Lançamento: 2015
Gênero: Drama
Duração: 93 min.
Classificação: 12 anos. Legendado

 

17/10 (qua), às 19h30

A Ilha do Milharal


Sinopse: Um camponês e sua neta cuidam de uma plantação de milho em uma ilha no curso do rio Inguri, divisa entre dois países em conflito: Geórgia e Abkhazia. As ilhas da região surgem e desaparecem com a força da água e do vento. A passagem do tempo, que desgasta e constrói as ilhas, marca o amadurecimento da jovem e a obstinação do velho camponês. Duas vidas submetidas às forças da natureza e abaladas pela guerra civil.

Direção: George Ovashvili
País de origem: Geórgia/Alemanha/França/República Tcheca/Cazaquistão/Hungria
Lançamento: 2014
Gênero: Drama.
Duração: 100 min.
Classificação: 12 anos. Legendado.

 

23/10 (ter), às 19h30

Cemitério do Esplendor

Sinopse: Soldados são afetados misteriosamente por uma doença do sono,e são transferidos para uma clínica temporária onde antes funcionava uma escola. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um soldado que nunca recebeu visitas. No hospital, ela faz amizade com a jovem médium Keng que utiliza os seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos. Um dia, Jenjira encontra o diário de Itt preenchido com palavras e desenhos estranhos. Talvez haja uma conexão entre a síndrome enigmática dos soldados e o mítico local em que o hospital se encontra. A magia, a cura, o romance e os sonhos misturam-se no frágil caminho de Jenjira em direção ao conhecimento profundo de si própria e do mundo.

Direção:
Apichatpong Weerasethakul
País de origem: Tailândia/Reino Unido/Alemanha/França/Malásia
Lançamento: 2015
Gênero: Drama
Duração: 122 min.
Classificação: 12 anos. Legendado.

18/10 (qua), às 19h30

O Abraço da Serpente

Sinopse: Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário no meio selva. Os anos de solidão absoluta o transformaram em uma pessoa vazia, privada de emoções e memórias. Tudo isso muda rapidamente, quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico alemão em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

Direção: Ciro Guerra
País de origem: Argentina/Colômbia/Venezuela
Lançamento: 2015
Gênero: Aventura
Duração: 123 min.
Classificação: 14 anos. Legendado.

 

31/10 (qua), às 19h30

A Academia das Musas

Sinopse: Ao voltar de sua aula, um professor de filologia é questionado por sua mulher a respeito de seu novo projeto pedagógico. Ela está desconfiada da abordagem pedagógica que o marido pretende aplicar em sua “Academia das Musas”, um projeto em referências clássicas que promete contribuir para a regeneração do mundo através da poesia. Ele fala de musas, essas figuras capazes de inspirar poetas a criar algo que não existia antes. O polêmico projeto desencadeia uma série de situações dominadas pela palavra e pelo desejo.

Direção: José Luis Guerin
País de origem: Espanha
Lançamento: 2015
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Classificação: 10 anos. Legendado.

 

Onde Teatro do Sesc
Quanto: Entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).

Comentários (0)

Deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *